Atividade didática destaca o valor da mulher

A questão do feminino nos provoca a pensar um mundo mais afetivo e humano. Partilhamos um texto e um poema elaborados pelos alunos Nycolas Daibert Vieira e Kimberly Lopes Galvão César. A atividade foi motivada pelas professoras de Redação, Cristiane Imperador, do Colégio Espírito Santo (São Paulo-SP), e Erika Vullu, do Colégio Stella Matutina (Juiz de Fora-MG). A comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, inspirou o trabalho. Veja as composições a seguir.

Para todas as mulheres do mundo

O dia 8 de março é uma data internacionalmente especial: é a homenagem às mulheres, que marcam a nossa vida e melhoram os lugares pelos quais passam.

Mas, no cotidiano, a situação é diferente. Infelizmente, elas vivenciam vários desafios no trabalho, nas redes ou nas ruas. Todos os dias, milhares de mulheres são assassinadas pelos maridos ou namorados, são expostas, assediadas e estupradas.

Neste mundo machista e opressor em que vivemos, normalmente as pessoas dizem que é “mimimi”, falam que é por causa da roupa, do gênero, da sexualidade ou do estilo de ser.

Mesmo passando por diversas situações, as mulheres conseguiram seu lugar de fala e de poder na sociedade atual, mostrando que são inteligentes, fortes e mais capacitadas que vários homens por aí.

Sabemos que o mundo não é um lugar fácil de se viver, mas, com respeito e solidariedade, podemos construir um lugar mais justo e igualitário, onde mulheres e homens sejam reconhecidos por seus feitos e não julgados por seu gênero.

A vocês, mulheres, obrigado por serem tão importantes e estarem presentes nas nossas vidas. O mundo certamente seria um lugar muito pior sem vocês.

Nycolas Daibert Vieira (2ª série do ensino médio, Colégio Stella Matutina, Juiz de Fora-MG)

A mulher

Mulher,
você é incrível!
Você gera e traz uma vida ao mundo,
mas não lhe damos o devido valor.

Mulher é um ser sensível:
emociona-se,
apaixona-se,
ama, sente, chora…
Há acontecimentos que a machucam,
não porque são frágeis, mas porque sentem.
Você não é obrigada a nada!

Mães, profissionais, esposas, adolescentes, meninas, amigas…

Eu sou mulher.
Sei que devemos lutar pela nossa felicidade
e que, se nossa luta incomoda,
estamos no caminho certo.

Mulher,
você é extraordinária,
só precisa conquistar o seu lugar e mostrar o seu valor.
Nossa voz é mudança!
Merecemos o nosso destaque
e está na hora de descobrirem
que somos iguais.

Kimberly Lopes Galvão César (1ª série do ensino médio, Colégio Espírito Santo, São Paulo-SP)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *