Bíblia: a Palavra que liberta

A sabedoria, como dom e graça do Espírito Santo, traz a cada um de nós a amizade com Deus, que vem animar-nos na luta de todos os dias, diante das injustiças, consumismo, frieza e indiferença que inundam a sociedade.

O autor do Livro da Sabedoria se utiliza de uma comparação: “É ela, com efeito, mais bela que o Sol…” (Sb 7,29). O Sol ilumina e aquece, mas a graça de Deus é superior ao Sol, e age em nossa vida iluminando-nos, aquecendo-nos e tornando-nos capazes de enfrentar, com paz, serenidade e confiança, os desafios do mundo.

A oração de Salomão para obter a sabedoria é como um diálogo com Deus… “Os homens aprenderam as coisas que vos agradam e, pela sabedoria, foram salvos” (Sb 9,18). É preciso permitir que a sabedoria faça morada em nossas vidas, o que conseguiremos trilhando um caminho pessoal e coletivo de escuta, como expressão de respeito e amor. Reconhecendo-nos frágeis e limitados, consideramos Deus como fonte inesgotável de vida e sabedoria.

Os testemunhos a seguir demonstram que o protagonista dessa comunicação é o próprio Deus, que se dá a conhecer, revelando-se na pessoa de Jesus e na ação do Espírito Santo.

 

“Minha essência e vivência da Palavra em minha vida cristã está em escutar a Palavra do Evangelho e colocá-la em prática. Minha fé não se resume a liturgias e leis rígidas. Vivencio atitudes concretas e no cumprimento do mandamento do amor.”

Luciana Marzullo Araújo, MLDUT (missionária leiga de Deus Uno e Trino) e coordenadora da Pastoral no Colégio Stella Matutina, em Juiz de Fora-MG.

 

 

“‘Vinde a mim todos vós que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei’” (Mt 11, 28). Em muitos momentos difíceis de minha vida, essa Palavra de Deus me deu forças.”

Leida Maria Pereira de Sousa, MLDUT em Campo Belo-MG.

 

 

 

“A ação da Palavra de Deus na minha vida, o que dizer? É minha luz, é meu farol! Ela me guia, me sustenta. Hoje, admirando a ação da natureza no berçário de sementes em meu quintal, fiz uma relação dessa ‘ação’, esse ato de germinar, com o que vem, silenciosamente, brotando e tomando conta de meu coração quando leio, quando ouço a Palavra, quando estou atenta ao outro, quando estou atenta à mensagem diária que recebemos de todos os lados, seja da natureza, do amigo, e também daquele que você não conhece, mas que traz um testemunho para você compreender o que Deus nos oferece a todo instante.”

Maria Fernanda P. Azevedo, MLDUT, Rio de Janeiro-RJ.

 

“A Bíblia, para mim, é toda orientação da prática cristã em minha vida. Com ela, posso aprofundar meu relacionamento com a Palavra de Deus, por meio da orientação, meditação e estudo da Sagrada Escritura. E, neste ano, somos convidados a refletir sobre o Livro da Sabedoria. A Bíblia é o meu chão.”

Rosiná Lopes Bressan, MLDUT, Rio de Janeiro-RJ.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *