Casa Comum e transformação: rumo ao Panam 2025

 

Olá! Eu me chamo Rafael Bertante. Sou historiador, cientista da religião e atuo como professor de Inteligência Espiritual e Projeto de Vida no Colégio Stella Matutina (Juiz de Fora-MG), onde trabalho ao lado da Coordenação Missionária e da Pastoral. Estou com uma enorme expectativa em participar da Assembleia Panam de Educação e Jupic (Justiça, Paz e Integridade da Criação), que ocorrerá em Encarnación, no Paraguai. Entendo essa oportunidade como uma grande honra, pois me trará reflexões importantes para as minhas pesquisas, aulas e mesmo para minha conduta em vida. Acredito que, a partir dessa assembleia, poderemos conduzir nossos passos juntos, rumo a uma educação que transforma. 

O Congresso Latino-Americano das Missionárias Servas do Espírito Santo, que certamente trará muitos momentos de partilha, terá como tema “La Casa Común clama por una transformación integral”, e o lema do evento, “Desde la sinodalidad en la vida, educamos para transformar nuestra realidad socioambiental”, o que ressoa de forma poderosa em nossos corações.

Sabemos que a educação, em seu cerne, é um ato de esperança e de transformação, pois ela nos permite ir além do individualismo e nos reconhecer como parte de um todo maior, interligado e interdependente. Nos colégios, estamos trabalhando, ao longo do ano, a ideia de “cuidado com a Casa Comum”, e perceber isso na assembleia me faz pensar em um chamado para a transformação integral do nosso meio. Buscando referências na Laudato si’, a encíclica do Papa Francisco, estamos procurando agir ao clamor da Terra e também dos mais humildes. Como educador e membro de uma comunidade de fé, essa responsabilidade se torna ainda maior. 

Portanto, minhas expectativas para esta assembleia são altas. Acho que vamos aprofundar ainda mais a sinodalidade, fortalecer nossa caminhada juntos, nossa capacidade de ouvir, dialogar e construir coletivamente. Como historiador, sei que o passado nos ensina muito sobre como chegamos ao ponto em que estamos. No entanto, é no presente que podemos atuar para construir um futuro diferente. Espero que a assembleia me ajude a ampliar minha visão sobre os desafios socioambientais e a compreender as melhores práticas e estratégias para enfrentá-los, a partir de uma perspectiva global, mas com foco em ações locais, em nossas escolas e em nossas comunidades.

Mas, minha maior expectativa é voltar para casa (para as nossas escolas) inspirados para agir. Acredito que minha contribuição para esse evento, e para o que virá depois, será justamente compartilhar o que aprendi e vivenciei. Espero poder levar as reflexões da assembleia para a comunidade educativa, motivando alunos, professores, pais e funcionários a assumir seu papel na defesa e no cuidado da Casa Comum.

Que esse encontro seja, de fato, um momento de graça e de renovação, no qual o Espírito Santo nos ilumine para que possamos, através de uma educação que caminha junto, transformar a nossa realidade socioambiental. 

Rafael Bertante 

Historiador e professor de Inteligência Espiritual e Projeto de Vida no Colégio Stella Matutina, em Juiz de Fora-MG. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *