Centro de Integração do Migrante oferece cursos gratuitos de alfabetização

Você sabia que o Brasil é o 8˚ país com mais analfabetos no mundo? Dos 700 milhões de adultos que não sabem nem ler e nem escrever, cerca de 14 milhões estão aqui no Brasil.

De acordo com dados da Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, 8% dos adultos do Brasil são analfabetos e 40% não terminaram o ensino fundamental ou o ensino médio. Além dos brasileiros nativos, há também os imigrantes, que chegaram aqui sem saber o idioma, em busca de sustento e qualidade de vida e, acabaram somando a esta estatística.

Apesar de parecer muito mais, o Brasil possui uma população baixa de imigrantes, são apenas de 700 mil estrangeiros numa população de mais 200 milhões, isto equivale a 0,3% da população total.

A política brasileira para o acesso de imigrantes à escola pública é tida como avançada. Adultos e crianças teoricamente podem se matricular sem grandes exigências de documentação. Mas a prática difere da teoria. Irmã Malgarete Scapinelli, que trabalha com imigrantes explica: “apesar da facilidade do governo, muitos imigrantes não conseguem vagas ou, aos que já são formados pelo país nativo, não querem refazer o ensino fundamental e médio só para aprenderem a língua. É nesta lacuna que se insere o nosso trabalho”.

Para ajudar com a demanda, as Missionárias Servas do Espírito Santo oferecem em seu Centro de Integração do Migrante, cursos de alfabetização da língua portuguesa e inglesa para adultos. Além do curso de língua portuguesa e inglesa, temos aulas de informática e de Excel.

Para se inscrever nos cursos ligue para 11 2362-0196/ 97058-9130 ou vá no Centro de Integração do Migrante – Rua Coimbra, 459 – Brás – São Paulo. Qualquer dúvida envie um e-mail para centrodeintegracaodomigrante@ssps.org.br

Além de aprender você terá contato com pessoas de diferentes nacionalidades. Mais que um aprendizado, será uma experiência!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *