São Tomé foi um dos doze discípulos de Jesus. Ele conheceu Jesus pessoalmente, conviveu com ele, esteve presente quando ele realizou milagres e escutou todos os ensinamentos de dele, mas mesmo assim, quando Jesus ressuscitou depois de 3 dias morto, ele não acreditou.
Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor! “Mas ele (Tomé) lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.
E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. (João 20:24-27)
Pois é, e quem disse que nós somos diferentes? Quanta gente você conhece que está direto na igreja rezando e lendo a Bíblia e quando surge um probleminha, se desespera, acreditando que está perdido e sozinho?
Pode parecer que não, mas a gente também é assim, meio São Tomé, só acreditamos nas coisas que podemos ver ou tocar. Mas ter fé é justamente o contrário. Você precisa acreditar antes, para algo acontecer. Meio louco, não é?
A Bíblia tem um monte de passagens sobre a fé. Veja abaixo alguns versículos sobre este tema:
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam. Hebreus 11,6
Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Romanos 4,17
Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé. Habacuque 2,4.
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11,1
Quem também fala exatamente sobre isso é o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella. Veja no vídeo abaixo o que ele fala sobre o papel da fé no dia a dia. Depois conta pra gente o que você achou!