Com você, é na base do ‘ver pra crer’ ou no ‘crer pra ver’?

São Tomé foi um dos doze discípulos de Jesus. Ele conheceu Jesus pessoalmente, conviveu com ele, esteve presente quando ele realizou milagres e escutou todos os ensinamentos de dele, mas mesmo assim, quando Jesus ressuscitou depois de 3 dias morto, ele não acreditou.

 Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor! “Mas ele (Tomé) lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”.

 E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. (João 20:24-27)

Pois é, e quem disse que nós somos diferentes? Quanta gente você conhece que está direto na igreja rezando e lendo a Bíblia e quando surge um probleminha, se desespera, acreditando que está perdido e sozinho?

Pode parecer que não, mas a gente também é assim, meio São Tomé, só acreditamos nas coisas que podemos ver ou tocar. Mas ter fé é justamente o contrário. Você precisa acreditar antes, para algo acontecer. Meio louco, não é?

A Bíblia tem um monte de passagens sobre a fé. Veja abaixo alguns versículos sobre este tema:

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam. Hebreus 11,6

Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Romanos 4,17

Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé. Habacuque 2,4.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11,1

Quem também fala exatamente sobre isso é o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella. Veja no vídeo abaixo o que ele fala sobre o papel da fé no dia a dia. Depois conta pra gente o que você achou!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *