Como viver a ressurreição de Cristo em nosso dia a dia?

Ainda em clima de Páscoa, queremos falar um pouco de um dos principais eventos do Tríduo Pascal: A ressurreição de Cristo. Hoje vamos explicar com detalhes o que é ressurreição e como podemos viver esse milagre em nosso cotidiano. Acredite, no final deste post sua vida pode mudar com essa nova percepção! Quer saber como? Nossas irmãs explicam.

Muito se fala sobre ressurreição, um acontecimento do Cristianismo que às vezes parece abstrato, e distante da nossa realidade, mas na verdade ele é algo que pode e deve ser vivido através de uma espiritualidade viva. “A ressurreição é uma experiência muito concreta na vida cotidiana e que podemos experimentar de muitas maneiras. E cada vez que experimentamos a ressurreição em nossa própria vida, mais nos aproximamos da vida do próprio Cristo ressuscitado” explica Irmã Ana Elídia.

O que é ressurreição?

“O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperança realizou. Vencida a morte para sempre, triunfa a vida eternamente!”

Assim cantamos no domingo da Ressurreição. Mas, o que é ressurreição? Significa deixar que a vida se manifeste. Jesus passou pela nossa vida humana e venceu muitas tribulações e por fim venceu a morte para que uma vida nova pudesse surgir. A partir desse fato tudo mudou para os seus discípulos(as), seguidores(as) e também para nós.

A esperança da vida renasceu, voltou a alegria, o ânimo, a coragem e o sentido da vida. Jesus ressuscitado é diferente do que era antes, por isso não o reconheceram logo. Seu rosto não é o mesmo porque Ele assume os rostos de toda a humanidade. Por isso seus discípulos(as) precisavam de sinais (ver as chagas, partilhar o pão, vê-lo comer o peixe, etc.). Jesus ensinou pela sua vida que para alcançar a ressurreição é preciso passar pelo sofrimento e pela paixão.

Ressurreição é Vida Nova

Maria Madalena, as outras mulheres, João e Pedro, os dois discípulos de Emaús, todos experimentaram a mesma coisa, a certeza da verdade do que Jesus havia ensinado, e a força do amor que supera o sofrimento.

Assim também é na vida da gente. Quando conseguimos superar uma dificuldade, uma dor, um sofrimento, a gente dá um suspiro e diz: “Que bom, agora posso recomeçar e vai ser bem melhor do que antes” e a alegria e o ânimo voltam. Isso é como ressuscitar, pois é uma nova etapa da vida.

“Penso muitas vezes nos povos que sofrem por causa das guerras, como na Síria. Depois dos bombardeios, é um eterno ressuscitar para outra nova etapa, a reconstrução, etc. Os refugiados, quando encontram solidariedade em outros países, como ajuda, comida, moradia, sustento, experimentam a ressurreição, uma vida nova. 

E nos hospitais? Quanta ressurreição a gente não pode presenciar? Há ainda os jovens ou outras pessoas que conseguem se libertar do vício das drogas. Esses também experimentam a ressurreição para uma vida nova.

Jesus quer tocar o nosso coração. E é esse toque profundo de Jesus que transforma a nossa vida em ressurreição.” disse Irmã Monika Kopf.

E você, quantas vezes já experimentou sair de uma situação difícil e complicada e percebeu que só conseguiu vencer com a ajuda de Deus?  Estas são pequenas experiências de ressurreição que podemos vivenciar no dia a dia e que nos preparam para um dia participar da vida definitiva que Jesus nos dá por intermédio de sua ressurreição.

Já viveu uma experiência de ressurreição parecida com essas que descrevemos? Conte para nós.