Conexões missionárias: inspirando mudanças e inovações nos Colégios SSpS

Com o tema “O perfil da equipe pedagógica nas escolas SSpS”, um encontro reuniu equipes pedagógicas dos colégios administrados pelas missionárias servas do Espírito Santo (SSpS) do Sul do Brasil. O evento foi realizado em Cascavel-PR, entre os dias 12 e 14 de outubro.

Estiveram presentes a irmã Ilca M. Hendges, coordenadora provincial, e as irmãs do Conselho Provincial. Participaram também as diretoras e vice-diretoras dos colégios SSpS, membros das coordenações pedagógicas, orientadoras educacionais, psicólogas e equipe de Serviço de Integração e Relacionamentos (SIR). A assessoria ficou por conta da irmã Maria de Fátima Marques e do professor João Carlos Martins.

Os educadores foram acolhidos, com muito carinho, pela equipe do Colégio Santa Maria, em espírito de alegria e fraternidade. O encontro iniciou-se oficialmente com uma linda oração sobre Maria, nossa mãe e protetora, com uma procissão saindo da gruta central, na área externa da escola, para o espaço destinado ao encontro. Foi um momento único, repleto de espiritualidade e emoção, pois, durante a caminhada, em meio à área verde e ao som dos pássaros, todos cantaram e rezaram pela paz mundial.

Após a linda abertura com a benção da Mãe Maria, irmã Ilca destacou a importância de cada participante presente no encontro. Ela ainda salientou o valor do compromisso de cada um em ter presente em suas vidas o carisma missionário, para continuar colaborando com a missão das irmãs nos colégios, com o coração puro e aberto à acolhida do outro, e fortalecidos para enfrentar os desafios do dia a dia na área da educação. Seguiram-se, então, as partilhas de projetos inovadores considerados destaques em cada colégio. 

O Colégio Santa Maria apresentou projetos como “Educando para as emoções”, “Divertidamente”, “Crescer é uma fera” e “Eu professor”, cujo foco é trabalhar o gerenciamento das emoções das crianças e dos jovens. Além dos aspectos pedagógicos dos quais os quatro colégios vêm se destacando por meio dos seus excelentes resultados, hoje os colégios das SSpS entendem que precisam investir no trabalho com a formação humana, que atinja diretamente o equilíbrio emocional dos alunos, auxiliando-os nas resoluções de conflitos e nos enfrentamentos das situações do cotidiano. Assim como o projeto “Eu professor”, que desenvolve o protagonismo dos alunos e a oportunidade de trocar papéis com as professoras. 

Em seguida, os Colégios Santos Anjos, Espírito Santo, Sant’Ana, CMEIs/Creches apresentaram projetos como “Café com poesia”, “Festival de poesia”, “Senhor Alfabeto”, política de proteção à infância e um destaque no trabalho da pastoral. 

Todas as escolas pontuaram as ações com os alunos, professores e o envolvimento necessário com a família. Projetos que se estabilizam conforme a demanda e seguem sempre com inovações e criatividade. O enlace entre todos os projetos de diferentes escolas foi principalmente o carisma missionário presente na missão das SSpS.

Após o almoço, a Ir. Fátima, pela oração “O caos e o bem”, instigou os participantes a reflexões sobre quem sou eu e em que mundo vivemos. O destaque foi para a “Era BANI”, uma sociedade fragilizada, não linear e incompreensível. Com base no tema, a irmã apresentou provocações sobre estarmos num tempo de mudanças. Encerrou sua fala com a “dança da Trindade”, na qual Deus se coloca em movimento. Em um bailado suave, os participantes puderam exercitar um momento ímpar de amor recíproco entre as três pessoas da Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, os quais experimentaram os gestos leves e cadentes, deixando-se bailar na mesma sintonia. Após o instante de muita reflexão, o grupo se encontrou para um jantar na Pizzaria Martignoni. Em um momento descontraído, realizaram partilhas pessoais e profissionais. 

Já no último dia do encontro, João Carlos Martins, ao lado de irmã Fátima, abordou o tema “Gestão educacional no mundo de hoje”. De forma clara e objetiva, ele foi envolvendo o público em sua explicação sobre a importância de gestar pessoas, do olhar humano e do compromisso para com a educação missionária de valores. Apresentou situações práticas que motivaram os participantes a uma discussão rica em experiências e em conteúdo. Destacou a importância do trabalho com projetos e encerrou dizendo sobre as mudanças necessárias por meio de trabalhos inovadores, como a execução de projetos. Deixou uma mensagem sobre a coragem para a mudança e de a efetivarmos no momento certo.

No clima de mudança, de coragem e de esperança, o encontro foi finalizado com uma oração de envio do Colégio Santos Anjos e uma benção especial de Nossa Senhora Aparecida. Trata-se de um encontro que abordou o perfil da equipe pedagógica dos colégios das SSpS, em um contexto atual e contemporâneo, com trocas e valorização humana. 

Irmãs, colaboradores e demais participantes avaliaram a leveza do encontro. Embora cansados e saudosos dos familiares, deixaram o registro de uma contagem regressiva para o próximo encontro, já repleto de expectativas para superar a maravilha que vivenciaram nesse período.

Mulher com camisa azul

Descrição gerada automaticamenteJoselba Zimmermann 
Coordenação-geral, Colégio Santa Maria, Cascavel-PR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *