Conheça a Escola para Formadores Jesus Mestre

A Escola para Formadores Jesus Mestre nasceu com o objetivo de proporcionar uma formação integradora aos que vão acompanhar os jovens que querem seguir a vida religiosa e presbiteral. Foi fundada em Porto Alegre-RS, em 1983, por um grupo de professores formados pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália. Em 1989, a Escola se transferiu para São Paulo-SP, o que coincidiu com a conclusão de meus estudos e meu retorno ao Brasil. Desde então, faço o acompanhamento psicoespiritual de religiosas e presbíteros que fazem o curso, participo da equipe de professores e também da diretoria.

Nosso desafio é preparar religiosos e religiosas, padres e leigos comprometidos, capazes de integrar, em suas próprias vidas, as dimensões psicológicas e espirituais, as quais se manifestam na vivência da própria vocação de maneira coerente e consistente. Isso significa uma formação integral que capacitará a acompanhar os jovens em sua busca vocacional e processo de formação numa congregação religiosa ou numa diocese.

A formação é proporcionada durante quatro etapas, num período de quatro anos. Durante o mês de janeiro, é realizada a formação teórica e, ao longo do ano, a escola continua com os acompanhamentos personalizados e também com os trabalhos e estudos dos conteúdos recebidos, que incluem Antropologia Psicológica, Teoria da Personalidade, Desenvolvimento Humano, Psicodinâmica da Família, Psicologia Social, Psicopedagogia e Teologia da Vida Consagrada, entre outros.

Para participar da escola, o candidato ou candidata faz um acompanhamento psicoespiritual com um dos professores e, depois, uma avaliação. Os princípios que norteiam a escola são os valores cristãos, religiosos e humanos.

Irmã Maria Percila durante encontro da Escola para Formadores em Angola (ano de 2015).

Temos experimentado que a Escola para Formadores Jesus Mestre tem contribuído para toda a Igreja no Brasil e em Angola, na África, onde tive a oportunidade de colaborar durante alguns anos na preparação de formadores, até que eles próprios assumiram a direção da escola de lá. Em relação à vida religiosa, ao oferecer uma base sólida àqueles e àquelas que estão na missão de acompanhar o processo de formação dos jovens, contribuímos também para a formação das lideranças. Nesse sentido, vale a pena ressaltar que um número significativo de religiosos que passaram pela Escola Jesus Mestre hoje atuam na linha de frente de suas congregações. O mesmo se dá entre os presbíteros, uma vez que vários deles foram ordenados bispos e aplicam, em suas atribuições pastorais, o que receberam.

Como missionária serva do Espírito Santo, fazer parte da diretoria da escola, para mim, é uma resposta aos apelos do Espírito Santo, para que a vida religiosa consagrada e ordenada sejam instrumentos de transformação diante dos desafios atuais. Estamos contribuindo para a formação de pessoas para que sejam realmente instrumentos do Reino de Deus na realidade de hoje.

Pessoalmente, sinto-me realizada quando acompanho pessoas que querem fazer parte da escola, especialmente quando buscam fazer um trabalho pessoal que as ajudem a serem pessoas livres, capazes de dar a vida sem reservas e a se comprometer com a causa dos mais excluídos.

Durante este tempo da pandemia, tenho experimentado a ação do Espírito Santo nos impulsionando a sermos criativos para encontrar novas formas de animar, dinamizar os acompanhamentos pessoais e dar continuidade à escola, mesmo neste período em que as aulas não podem ser presenciais. Como fazer isso, quando um dos princípios da escola é a relação interpessoal? Como manter essa relação mesmo à distância? Buscando responder a esses questionamentos, criamos grupos para encontros on-line. Como não será possível realizar as aulas presenciais durante o mês de janeiro, organizamos grupos on-line de aprofundamento dos temas centrais da escola durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Assim, estamos acompanhando todos os alunos que já iniciaram a escola nos anos anteriores e também aqueles que querem conhecer a escola para poderem iniciar a formação. E já estamos colhendo os frutos!

Irmã Maria Percila Vieira é a atual coordenadora provincial das missionárias servas do Espírito Santo na Província Brasil Norte e presidente da Escola para Formadores Jesus Mestre. É Pedagoga, Psicopedagoga e formada pelo Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália.