Corpo em movimento, mente em desenvolvimento: a essência lúdica da educação infantil

Na jornada de crescimento das crianças, cada gesto, cada pulo e cada brincadeira é muito mais do que simples diversão. É a base para um desenvolvimento integral e significativo. Na educação infantil, o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” é um verdadeiro palco para essa transformação, em que atividades lúdicas e corporais se tornam poderosas ferramentas para o desenvolvimento da autonomia e da consciência corporal.

Imagine uma sala onde pequenas mãos exploram texturas diferentes, onde pernas correm livres em um circuito de obstáculos ou onde vozes entoam canções enquanto o corpo se expressa em danças improvisadas. Não é apenas uma cena divertida, é um laboratório de aprendizado. Ao se movimentarem, as crianças não só fortalecem seus músculos e aprimoram a coordenação motora, mas também aprendem sobre seus próprios limites, o espaço ao redor e como interagir com ele.

Essas experiências sensoriais e motoras são cruciais para que a criança construa a imagem de seu próprio corpo (como ele funciona, o que ele pode fazer). Ao mesmo tempo, a participação ativa nas brincadeiras e atividades propostas estimula a tomada de decisões, a iniciativa e a resolução de problemas de forma prática. É nesse contexto que elas começam a se sentir capazes, a fazer escolhas e a se perceber como indivíduos com agência sobre seus próprios corpos e ações.

Portanto, quando vemos nossos pequenos exploradores saltitando, engatinhando ou equilibrando-se, estamos testemunhando o florescer da autonomia e da consciência corporal. Na escola, o movimento não é um complemento, mas um pilar fundamental que impulsiona o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, preparando-os para um futuro de descobertas e conquistas.

No Colégio Stella Matutina, em Juiz de Fora (MG), a professora Cíntia Prado conta um pouco sobre a importância de atividades psicomotoras direcionadas para os pequenos da educação infantil e ainda salienta sobre o método que une a ludicidade aos processos de desenvolvimento psicomotores.

O campo “Corpo, gestos e movimentos” na educação infantil é essencial para o desenvolvimento integral da criança, promovendo não apenas habilidades motoras, mas também autonomia, consciência corporal, processos cognitivos e socioafetivos. As vivências corporais lúdicas preparam a criança para a habilidade motora futura e constroem alicerces para sua autonomia, autopercepção e integração com o mundo. 

Na educação infantil, é essencial que o educador proponha atividades intencionais, respeitando o protagonismo infantil, incentivando a exploração criativa do corpo e do movimento. Bernard Aucouturier, psicomotricista francês e criador do método Aucouturier, no qual a professora Cíntia Prado se formou e aplica com suas turmas do infantil II ao 1º ano do ensino fundamental, desenvolveu uma abordagem inovadora que integra o lúdico, o corpo e o desenvolvimento psíquico da criança. 

Suas visões destacam a importância da ação espontânea do brincar e da expressão corporal como fundamentais para a autonomia, consciência corporal e maturação emocional. O lúdico e o corpo são pilares do desenvolvimento psíquico.

 

Para saber mais

 

AUCOUTURIER, Bernard. O método Aucouturier: fantasmas de ação e prática psicomotora. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.

 

LAPIERRE, Andre; AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. 4. ed. Fortaleza: RDS, 2012.

 

 

Jéssica Ferreira

Coordenadora da educação infantil no Colégio Stella Matutina, Juiz de Fora (MG).

 

 

 

Cíntia Prado

Professora de Psicomotricidade na educação infantil e anos iniciais no Colégio Stella Matutina. 

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