Declamando emoções e espalhando sentimentos

A poesia nos toca por meio dos gestos e palavras. Produzir e declamar poesia nos torna mais reflexivos, nos deixa mais próximos de nossa humanidade. Como gênero literário, o estudo da poesia tem papel fundamental na formação reflexiva e crítica de um leitor e escritor.

Todos os anos, os alunos do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Espírito Santo, em São Paulo-SP, são convidados a experimentar, brincar e poetizar as palavras. O projeto, desenvolvido ao longo do ano letivo, resulta num livro de poemas e num sarau repleto de declamações cheias de significados.

Neste ano, mesmo atípico, não poderia ser diferente. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, os alunos apresentaram, de forma on-line, para seus familiares e amigos, as produções realizadas durante o trabalho desenvolvido com suas professoras.

O tema das poesias foi “Sentimentos”, e os alunos tiveram a oportunidade de registrar em palavras aquilo que, muitas vezes, guardamos para nós mesmos. Foram noites com apresentações fascinantes. Pudemos ver familiares e alunos envolvidos no encantamento do mundo poético e na mesma emoção.

Além das declamações das poesias dos alunos, houve uma apresentação musical e declamação de um poema escrito em inglês, criado em cada turma.

Envolvendo múltiplas linguagens, o evento foi um sucesso e nos mostrou o potencial que é envolver amor, alunos empenhados, familiares comprometidos e tecnologia a nosso favor.

Mariana Moura, Michele Lourenço e Stephani Maeda, professoras do 4º ano, Colégio Espírito Santo, São Paulo-SP.