Desafios da juventude na Era Digital: ansiedade, desinformação e autenticidade

Com o avanço incessante da tecnologia nos dias de hoje, é inegável que ela trouxe consigo uma série de questões que transformaram significativamente o cotidiano de nossa geração. A crescente dependência da tecnologia entre os jovens tem gerado desafios marcantes nos últimos anos.

De 2019 até os dias atuais, período que inclui a pandemia e o pós pandemia, testemunhamos um aumento alarmante no diagnóstico de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes. Esse fenômeno tem sido associado ao que alguns especialistas chamam de “síndrome da gaiola”. Durante a quarentena, a exposição prolongada à internet desencadeou uma série de problemas, incluindo a crescente ocorrência de crimes cibernéticos.

Embora a disseminação de informações falsas na internet não seja algo novo, a situação se agravou durante o período de isolamento. Notícias falsas sobre diversos temas da atualidade causaram medo e insegurança entre os jovens, que se sentiram vulneráveis em um ambiente digital aparentemente desprotegido. O desejo de ser aceito on-line também desempenhou um papel importante no aumento dos casos de depressão e ansiedade.

A desinformação chegou ao ponto de abalar a confiança na mídia tradicional, levando muitos a questionar a credibilidade das notícias. Isso deixou a população mal preparada para enfrentar os desafios do dia a dia, contribuindo para uma pressão adicional sobre os profissionais de saúde mental. A internet, como uma ferramenta poderosa, oferece uma variedade de experiências, mas também é um espaço que apresenta riscos. Cabe a cada indivíduo escolher como deseja utilizar esse recurso.

Atualmente, o problema persiste e parece estar enraizado em nossa sociedade, potencialmente afetando gerações futuras. Muitos jovens enfrentam o medo de se expressar e se destacar em questões como igualdade de gênero e inclusão social, receosos de serem criticados ou rejeitados pela maioria. Isso os leva a adotar uma máscara que não reflete sua verdadeira identidade.

É importante reconhecer esses desafios e trabalhar em direção a soluções. A educação digital, o apoio à saúde mental e o incentivo à autenticidade são passos cruciais para auxiliar os jovens a lidar com os dilemas da Era Contemporânea e moldar um futuro mais saudável e equilibrado.

Gabriel Noya Soares e Guilherme Mendonça Allemand

Alunos da 1ª série do ensino médio do Colégio Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro-RJ, sob a orientação do professor João Carlos, da disciplina Projeto de Vida. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *