Dia de comemorar e renovar nosso compromisso

Ser professor é ocupar um lugar muito nobre na sociedade, ainda que muitos não reconheçam a importância de seu papel e não o valorizem devidamente. Aqueles que se dedicam à missão de educar, algo que vai muito além da transmissão de conhecimentos, têm o privilégio de ser os artesãos de uma nova sociedade.

Estamos em um momento crucial de nossa história e necessitamos que professores e professoras renovem seu compromisso com a educação, com seus alunos e com o nosso País. Diante da instabilidade social própria de uma mudança de época, testemunhamos o crescimento de muitos males em nossas cidades: violência, atitudes preconceituosas, casos de intolerância, homofobia, racismo e misoginia, entre tantos outros. Diante disso, como nos lembra o professor Leandro Karnal, os professores devem se comprometer com o Estado democrático (único que pode ajudar a manter e melhorar sempre a educação), formando as novas gerações para o exercício pleno da cidadania.

Somos cônscios de que o desafio é grande, que essa luta é muito difícil, mas ela é tão necessária quanto urgente. “Educai as crianças e não será necessário punir os homens”, diz Pitágoras. Não temos dúvida de que a educação é o meio mais eficaz de construir uma sociedade segura, pacífica e mais humana. Assim, ao celebrar este dia, agradecemos a todos e todas que, com responsabilidade, têm assumido essa missão de formar homens e mulheres, oferecendo-lhes os instrumentos necessários para transformar o mundo.

Irmã Stela Martins, SSpS – Graduanda em Ciências Sociais (PUC Rio) e membro da Diretoria da Redes – Rede de Solidariedade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *