Dia dos Namorados: o amor que devemos buscar

Neste 12 de junho, celebramos uma data especial, o Dia dos Namorados, um momento para refletir sobre o amor e a escolha de um companheiro ou companheira para a vida. Em nossa caminhada de fé, o relacionamento conjugal, que deveria ser celebrado após um bom discernimento no namoro, é uma bênção e um chamado divino. É um gesto que não só une dois corações, mas também traz consigo responsabilidades e um compromisso para toda a vida.

Na Primeira Carta aos Coríntios (13,4-7), somos lembrados de que “O amor é paciente, é benigno; não é invejoso, não é vaidoso, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseiro, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo”. Esse é o amor que devemos buscar e cultivar em nossos relacionamentos. É um amor que se sacrifica, que perdoa, que é paciente e compreensivo.

Escolher alguém para se relacionar é também olhar para o futuro. Devemos ter em mente que o namoro é principalmente a preparação para o matrimônio, uma instituição sagrada que exige maturidade, compromisso e responsabilidade. Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, o matrimônio é “A aliança conjugal, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole” (n. 1601).

Por isso, é essencial que, durante o namoro, ambos estejam abertos ao diálogo e ao crescimento mútuo, aprendendo a enfrentar juntos as dificuldades e as alegrias que a vida oferece. O casal deve estar disposto a construir uma vida em comum baseada no respeito, na fidelidade e na solidariedade.

Neste Dia dos Namorados, convidamos cada um, cada uma a refletir sobre seu relacionamento, à luz dos ensinamentos de Cristo. Que possamos buscar, acima de tudo, um amor verdadeiro, um amor que se espelha no amor de Deus. Que nosso compromisso seja sempre um testemunho de nossa fé e de nosso desejo de construir uma família que seja um santuário de amor e paz.

 

Rebeca Nascimento e Duda Glória

Equipe de Comunicação SSpS Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *