Ecologia integral: territórios livres e vivos

Entre os dias 26 e 29 de julho, Belo Horizonte-MG acolheu o Seminário Ecologia Integral, Sinodalidade e Território, organizado pela Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR). Participaram 40 membros de diversas congregações, entre eles alguns membros da Vivat Internacional. Irmã Nelly Boonen, missionária serva do Espírito Santo, relata que, aos olhos da fé e com base no método ver, julgar e agir, os religiosos e religiosas debateram sobre a emergência climática. 

Uma das atividades foi a visita a algumas comunidades de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Município foi o palco do rompimento de uma barragem de rejeitos de minério, em 25 de janeiro de 2019. Os números oficiais informam que 272 pessoas foram vítimas da mineração voraz e irresponsável.

“Caminhar na terra santa do Córrego do Feijão e escutar as histórias de dor, resistência, de busca por uma ecologia integral e por uma vida plena e soberana me mobilizou profundamente”, declara Ir. Nelly. 

A situação dessas vítimas guiou as conversas do dia seguinte, quando foram aprofundados dados, experiências práticas e inspirações teológicas. Na sequência, os participantes elaboraram linhas de reflexão e de ação para guiar os membros da vida religiosa em suas comunidades locais. 

Foram levantados a importância de conversão ecológica integral baseada no enfoque territorial; o apoio aos guardiões da criação; a incidência para fora e para dentro das instituições católicas; e alternativas segundo a Economia de Clara e Francisco.

A participação foi bastante diversificada, no que diz respeito às experiências pastorais e à origem dos participantes. Nas palavras de Ir Nelly, “Foi um momento de forte mobilização que agora precisa ser convertido em ações práticas. Também foi uma oportunidade de encontrar outros membros da Vivat Internacional e afinar ideias. Tenho certeza de que a urgência dos territórios livres e soberanos não pode esperar”.

Membros da Vivat Internacional presentes no Seminário.

 

Com informações da Ir. Petronella Maria Boonen (Nelly)

Missionária Serva do Espírito Santo e cofundadora da linha de Perdão e Justiça Restaurativa do CDHEP, doutora e mestra em Sociologia da Educação pela USP.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *