Na terceira semana de agosto, foi realizado, no Convento Santíssima Trindade, o ENCONTRO ANUAL DA EQUIPE MISSIONÁRIA DA REDE DE EDUCAÇÃO. A equipe, formada por professores de Ensino Religioso, Coordenadores Missionários, Diretoria Pedagógica e Irmãs, teve como missão refletir e repensar o Programa de Ensino Religioso da Rede numa perspectiva plural.
A escola forma para a sociedade e tem como função social educar. A missão nasce da identidade e do carisma. Por esse motivo, revitalizar o Ensino Religioso é trazer para o presente o que a memória tem de bom, é trazer a riqueza do passado para os nossos dias.
O Ensino Religioso deve criar condições para quem deve aprender a crer e a escola católica de excelência deve ser uma boa notícia no local onde está. Por esse motivo, o Ensino Religioso, nas nossas escolas, deve encantar nossos alunos despertando atitudes concretas de transformação.
Diante de um grande número de informações que a atualidade nos proporciona, o Ensino Religioso deve se preocupar com o que é essencial, ajudando nossas crianças e nossos jovens a superar a pobreza intelectual, afetiva, espiritual e material.
Para isso, se propõe focar no humano descobrindo cada vez mais um jeito de tocar as pessoas a partir do lugar onde está o educando para que, mergulhando na humanidade, possamos ajudá-los a ser gente e a descobrir seu jeito de ser e estar no mundo.
Por essa razão, perguntas como: O que o currículo deve proporcionar? O que ensina? Quando ensinar? Como ensinar? Devem ajudar a definir objetivos claros, criando um espaço para adquirir conhecimento e transformar a realidade de morte em vida.
Fotos do Encontro: