Durante o encontro de gestores e coordenadores da Rede Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS), realizado de 14 a 17 de novembro, no Convento Santíssima Trindade, em São Paulo-SP, imergimos em reflexões sobre a missão da educação católica na Contemporaneidade. Fundamentados nas diretrizes para a educação católica, na espiritualidade trinitária e no carisma missionário, reiteramos nosso compromisso como comunidades educativas missionárias.
No centro de nossa visão, compreendemos que as escolas e centros educacionais da Rede SSpS dedicam-se intensamente à formação holística da pessoa, integrando excelência acadêmica, consciência crítica, cidadania e espiritualidade. Nossa visão para o futuro é clara: promover o respeito aos direitos humanos, à diversidade de ideias, ciência, cultura e liberdade, contribuindo para uma sociedade mais fraterna, igualitária e sustentável, comprometida com o cuidado da Casa Comum.
A educação missionária, enraizada na identidade católica, surge como o alicerce para evangelizar e formar cidadãos conscientes, competentes, críticos, criativos e agentes transformadores na construção de uma nova sociedade. Seguindo as sábias palavras do Papa Francisco, que destaca que educar é um gesto de amor, exigindo dos educadores competência, qualificação e riqueza de humanidade, refletimos que todo educador missionário é convocado a ser competente, qualificado e, acima de tudo, rico de humanidade, promovendo o crescimento humano e espiritual dos jovens e crianças.
A espiritualidade trinitária, inspirada pelo lema de Santo Arnaldo Janssen, “Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas”, permeou nossas reflexões, motivando-nos, dinamizando e contagiando as comunidades educativas. Essa vivência profunda do amor estende-se para conosco, para as pessoas ao nosso redor, para a natureza e, acima de tudo, para o Sagrado, compreendendo a interligação de todas as coisas.
Nesse encontro enriquecedor, os coordenadores e gestores dos colégios e centros educacionais da Rede SSpS ressaltaram a relevância de aprofundar ainda mais o carisma missionário que nutre a caminhada educativa e fortalece nossa forma de agir. Exploramos os aspectos de uma gestão de pessoas baseada na caridade e no profissionalismo. Um dos desafios instaurados em nosso tempo é a relação entre família e escola. Em atenção às demandas colocadas, traçamos um plano de alinhamentos estratégicos para o ano de 2024, que visa a aproximar as famílias do contexto escolar, para criar laços significativos que gerem compromisso com o processo educativo de seus filhos.
Assim, renovamos nosso compromisso em sermos faróis de uma educação que transcende os muros da sala de aula, inspirando não apenas mentes, mas também corações, moldando agentes de transformação e cultivando a convivência fraterna que nutre nossa jornada educativa.
Alisson Baraúna
Coordenador da Dimensão Missionária no Colégio Espírito Santo, em São Paulo-SP, e professor de Filosofia e Ensino Religioso.