No dia 16 de novembro último, realizou-se um grande encontro em Curitiba, celebrando os 20 anos de fundação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) pela incansável dr.ª Zilda Arns, de saudosa memória. Fizeram-se presentes pessoas do sul ao norte, de leste a oeste do Brasil. Conforme o cálculo da CNBB, 100 mil idosos estão sendo visitados e acompanhados todos os meses por aproximadamente 20 mil agentes dessa pastoral.
A PPI é “filha” da Pastoral da Criança. Os agentes registram mensalmente os dados da pessoa no aplicativo que vai diretamente para a coordenação nacional. Essa Pastoral é ecumênica e auxilia na área das políticas públicas.
A visita do agente às casas é como um bálsamo. Muitos idosos estão vivendo sozinhos, outros quase abandonados pelos familiares. Visitar, cuidar dessas pessoas é ter a atitude de abaixar-se diante delas, de lavar seus pés, com misericórdia.
“Não pendurem o avental, continuem, mesmo não sendo fácil essa missão. Vocês cuidam, acompanham os idosos, um dia vocês também serão cuidados com muito carinho”, disse Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba.
O gesto gratuito causa muita alegria a nossos corações: “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazes” (Mt 25,40). Vamos, com ousadia, colocar em prática o pedido de São João Paulo II: “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.
O encontro estava bem organizado pela equipe nacional: a missa, as palestras, o show, o local, enfim, tudo foi muito bom. Agradecemos também aos coordenadores diocesanos e paroquiais. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Cipa, de Ponta Grossa-PR, à qual pertenço, marcou presença com 15 pessoas. Com o coração repleto de gratidão, encerro este pequeno relato, com uma frase da mensagem que o Papa Francisco nos enviou por esta ocasião: “Que a celebração deste dia traga maior inclusão aos idosos na sociedade através da PPI”.
Irmã Matilde Wandembruck Sacardo
Missionária Serva do Espírito Santo