Equipe de Espiritualidade: encontro anual destaca a compaixão e a geração fundante

A Equipe de Espiritualidade da Província Brasil Norte das missionárias servas do Espírito Santo (SSpS) reuniu-se, entre os dias 19 e 20 de julho, no Convento Santíssima Trindade, em São Paulo-SP. O tema refletido neste ano foi “A vivência da compaixão na geração fundante e hoje em nossa vida e missão”. 

O encontro começou com a Ir. Maria Inês Aragão, coordenadora da equipe, conduzindo a acolhida e a memória da reunião de 2023, realizada no Rio de Janeiro-RJ. Em seguida, houve a Via-Sacra nos jardins do convento. A cada estação, os participantes recitaram trechos de mensagens do Papa Francisco a respeito do cuidado da Criação e oraram por pessoas e situações do mundo atual.

O grupo assistiu ainda ao filme “Rosa e Momo”, uma adaptação do livro “La vie devant soi”, do francês Romain Gary. A produção conta a improvável amizade de uma prostituta aposentada italiana e judia (interpretada por Sophia Loren) com o pequeno Momo, um menino senegalês. No estudo da obra, uma rica partilha aprofundou o tema da compaixão.

Geração fundante 

Um momento significativo foi a reflexão sobre alguns membros da geração fundante da Família Arnaldina. As irmãs Heloise Matos, Maria Inês e Monika Kopf apresentaram fatos surpreendentes da vida e da obra de Santo Arnaldo Janssen (1837-1909), das Bem-aventuradas Madre Josefa Stenmanns (1852-1903) e Madre Maria Helena Stollenwerk (1852-1900), e de Madre Theresia Messner (1868-1940). 

Irmã Maria Percila Vieira, superiora da Província Brasil Norte, também esteve presente em algumas ocasiões. Ela dirigiu algumas palavras de incentivo à equipe e propôs alguns caminhos para ação. 

O espírito de confraternização também marcou o encontro. Ao longo do ano, a equipe se reúne virtualmente, por isso a interação presencial foi um modo estreitar os laços entre os membros. Na sexta-feira, o grupo jantou num restaurante próximo ao convento e, na tarde de sábado, visitou o Parque do Ipiranga, na capital paulista. 

No encontro, também houve uma revisão do planejamento para o próximo ano. Entre as propostas estão a maior presença nos retiros das irmãs e leigos, a partilha de subsídios de espiritualidade, e o foco no Ano Santo e no tema da Congregação: “Transformação”. O encontro presencial de 2025 está previsto para Belo Horizonte. 

 

 

Alessandro Faleiro Marques

Membro das equipes de Comunicação SSpS Brasil e de Espiritualidade da Província SSpS Brasil Norte, diácono na Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *