Nesta sexta-feira, 28 de novembro, a Família Arnaldina celebra a memória da Bem-aventurada Maria Stollenwerk, cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS) e da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (SSpSAP). Helena, seu nome de batismo, nasceu em Rollesbroich, Alemanha, em 28 de novembro de 1852. Desde pequena, participava da Infância Missionária e ficou profundamente impressionada com as leituras sobre crianças abandonadas da China.
Desejava ser religiosa e, como missionária, ir para China, mas as perseguições religiosas da época tornaram impossível a realização de seu sonho. A jovem Helena sofreu muito por isso, mas não desistiu.
Quando, em 1882, entrou na Casa Missionária em Steyl, na Holanda, já tinha 30 anos. Na esperança da fundação, por Santo Arnaldo Janssen, de uma congregação missionária feminina, aceitou trabalhar na cozinha. Graças à sua fé inabalável, suportou o penoso trabalho e a longa espera.
A tão desejada fundação da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo ocorreu somente em 1889. Três anos depois, Helena iniciou seu noviciado e recebeu o nome de irmã Maria.
Mais tarde, Santo Arnaldo Janssen sentiu a necessidade de um ramo contemplativo em sua família missionária e fundou a Congregação das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua, para adorarem o Santíssimo Sacramento e rezarem pelas missões. Como a Bem-aventurada Maria nutria um grande amor à Eucaristia, Santo Arnaldo a convidou para a vida religiosa contemplativa.
O Fundador insistiu várias vezes, e a Bem-aventurada Maria, após uma longa luta interior, reconheceu ser da vontade de Deus sua passagem para as irmãs adoradoras. Assim, em 1898, passou para o ramo das enclausuradas, um passo muito difícil tanto para ela como para as irmãs missionárias.
Recebeu o belo hábito da adoração perpétua e o nome de irmã Maria Virgo. Ficou gravemente enferma e, no leito, professou os primeiros votos. Faleceu em 3 de fevereiro de 1900, com apenas 47 anos. Foi beatificada no dia 7 de maio de 1995 pelo Papa São João Paulo ll.
Bem-aventurada Maria Helena Stollenwerk, rogai por nós e por todos os missionários e missionárias do mundo!
Irmã Armelinda Colombo, SSpS; Equipe de Comunicação SSpS Brasil
