Festas juninas: tradição, cultura, identidade e pertencimento

Os festejos juninos são tradições culturais profundamente enraizadas no Brasil, pelas quais celebramos Santo Antônio, São João e São Pedro. Nos espaços educativos, como os centros educacionais e as escolas, essas festividades desempenham um papel primordial na educação e na formação cidadã dos alunos, pois investimos sobretudo nas interações sociais. As festas juninas oferecem inúmeras oportunidades educativas para as nossas instituições. Elas permitem que as vivências e as tradições culturais brasileiras ganhem um sentido de identidade e pertencimento. 

Por meio de danças como a quadrilha, brincadeiras tradicionais e pratos típicos, nossos alunos e alunas, assim como toda comunidade escolar, aprendem sobre a história, os costumes e a diversidade regional do Brasil. Além do aspecto cultural, essas celebrações promovem a socialização, o trabalho em equipe, garantindo respeito, diversidade e equidade, pontos centrais em nossa proposta pedagógica missionária. 

Uma prática que tem se mostrado cada vez mais relevante em nossas festas juninas é a adoção das “entradas solidárias”. Essa iniciativa consiste em solicitar que os participantes levem alimentos não perecíveis como parte do ingresso para o evento. Esse gesto simples pode ter um impacto significativo na vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

As entradas solidárias representam uma oportunidade de ensinar valores importantes presentes em nossa filosofia, como a empatia, a solidariedade e o altruísmo. Ao envolver os alunos e suas famílias em gestos de doação, as escolas promovem uma conscientização sobre as desigualdades sociais e incentivam a prática de ações concretas para ajudar os mais necessitados. 

Os centros educacionais que recebem os donativos podem assegurar um atendimento de qualidade para os alunos e suas famílias. Esse apoio pode fazer a diferença na vida de muitos, proporcionando-lhes recursos básicos que, muitas vezes, são escassos. Além disso, as doações ajudam a criar uma rede de apoio e solidariedade, fortalecendo a comunidade como um todo. 

Incorporar as festas juninas nos espaços educativos e associá-las a ações solidárias é uma maneira eficaz de unir a celebração cultural à prática da cidadania ativa. Desde o início dessa iniciativa, milhares de pessoas foram atendidas em suas necessidades básicas. Assim, além de resgatar e valorizar nossas tradições culturais, as festas juninas solidárias nas escolas e centros educativos promovem a construção de uma sociedade mais justa e empática, em que cada gesto de solidariedade contribui para o bem-estar coletivo. Essas ações reforçam a importância de uma educação que transcende os muros escolares e impacta positivamente a comunidade, cultivando valores que os alunos levarão para a vida toda. 

 

Gilmara Solidade

Diretora educacional do Centro Educacional Madre Josefa, no Rio de Janeiro-RJ; membro da Equipe de Espiritualidade da Província Brasil Norte das SSpS. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *