Igreja envia missionária leiga para Guiné-Bissau

A consciência de que todas as pessoas batizadas são chamadas a ser evangelizadoras pôde ser celebrada no dia 17 de setembro, quando a comunidade católica da Paróquia São Roque, Diocese de Ponta Grossa-PR, realizou a celebração de envio da missionária Luciane da Luz Bracisiewrcz para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, país localizado na costa oeste da África. A missa foi presidida por Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo diocesano, com a presença de clérigos concelebrantes e o povo que, ativa e alegremente, participaram do momento.

Desde criança, Luciane participa da vida da Paróquia São Roque. Nos últimos anos, atuou na comunidade como ministra da Liturgia, do Apostolado da Oração, Legião de Maria, Pastoral da Criança e Catequese. Agora, aos 51 anos, ela vive uma nova experiência: o desafio da missão em outro continente. O despertar para esse chamado ocorreu quando ouviu o testemunho do diácono Pedro e a esposa Salete, sobre a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau.

Ao agradecer a oportunidade da vivência, a missionária Luciane afirmou: “Esse foi um momento de alegria por viver a pertença à Igreja missionária, que dá segurança de que não estou indo sozinha em missão, ou por acaso, mas que é Deus quem escolhe, é Jesus quem chama, a Igreja que envia, Nossa Senhora acompanha e o Espírito Santo conduz. Foi com essa certeza e alegria que vivi esse momento de envio”.

Na missa, D. Sérgio destacou a importância de enviar missionários da Igreja Local para outras terras: “É a Igreja que envia. A comunidade é que envia. E esse envio é o apoio dado ao missionário”. Após a homilia, Luciane foi chamada, e D. Sérgio, estendendo as mãos, rezou a oração de envio missionário e abençoou a cruz e o Novo Testamento na língua crioula. Em seguida, entregou os objetos à missionária, como símbolos que vão acompanhá-la. “Nós ficamos muito felizes, como Diocese de Ponta Grossa, ao enviar mais uma missionária leiga de nossa Diocese”, disse Dom Sérgio.

Padre Adevilson Dias de Lara, pároco, falou sobre o impulso missionário e a alegria na comunidade: “O envio de nossa paroquiana vem somar com o que já temos buscado: sermos uma Igreja missionária em nossa realidade local. Esse envio vem fortificar e dar mais clareza para a comunidade de que todos nós somos missionários”, afirmou.

Assista, a seguir, ao vídeo com o depoimento da missionária Luciane da Luz Bracisiewrcz que embarcou para a Guiné-Bissau, na África, no dia 25 de setembro de 2023. Ela vai integrar a comunidade da Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na cidade de Quebo.

Irmã Hermelinda Maria Ruschel, SSpS, e Marcos Vinícius Merker

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *