Juiz de Fora: história da Bem-aventurada Maria Helena inspira trabalho no CEMH

O carisma missionário da Bem-aventurada Madre Maria Helena Stollenwerk é pautado pela dedicação, humildade, força, amor e doação. Ela ilumina nossa jornada no Centro Educacional Maria Helena (CEMH), em Juiz de Fora-MG, e nos motiva a promover uma educação de qualidade, fundamentada nos valores humanos e espirituais. Madre Maria (1852-1900) é cofundadora da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (veja breve biografia abaixo). 

Guiados pelo exemplo de nossa Bem-aventurada, no CEMH, buscamos criar um ambiente no qual cada criança, com sua singularidade e fragilidade, encontre não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o fortalecimento de sua espiritualidade. Acreditamos que a verdadeira educação envolve também o cultivo de virtudes como o respeito, a paciência, a bondade e a fraternidade, que refletem os ensinamentos da Bem-aventurada Madre Maria Helena.

No CEMH, cada gesto de cuidado, cada palavra de incentivo e cada ação educativa são permeados pelo compromisso de amor ao próximo e a busca constante pela formação integral de nossas crianças. O trabalho desenvolvido aqui não é apenas um processo de ensino, mas uma verdadeira missão de acolhimento, em que procuramos proporcionar um espaço seguro e amoroso para o desenvolvimento de valores que formam cidadãos questionadores, participativos, capazes de transformar a sociedade com compaixão, ética e espírito solidário.

A história de Madre Maria Helena, marcada por sua entrega incondicional ao bem do próximo, conduz nosso trabalho, guiando-o com empenho, compromisso e dedicação. Dessa forma, criamos um ambiente onde nossas crianças podem crescer plenamente, acolhidas pelo calor e o aconchego do amor de Deus.

 

Kândyce Stopa Ferreira

Diretora educacional do Centro Educacional Maria Helena, Juiz de Fora-MG.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *