Longevidade: veja dicas para um envelhecimento saudável

Nesse dia tão significativo, 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Enfermo, vamos falar e dar dicas de como ter longevidade, com um envelhecer saudável.

As enfermidades mental e espiritual, às vezes, são decorrentes da perda de sentido para a vida e da tristeza interna. Muitos indivíduos com corpo físico em pleno funcionamento se tornam doentes por não observarem seus pensamentos negativos, atitudes de depreciação de si mesmos e ações agressivas a si próprios, muitas vezes relacionadas a vícios.

O enfermo é a condição do ser humano a qual resulta da desarmonia e o desequilíbrio entre indivíduo e meio ambiente, em resposta aos estresses do cotidiano. Ele se sente impotente, pois experimenta um sentimento de desigualdade e distanciamento social, e acaba se sentindo mais próximo da morte. Nessa condição, o ser humano, muitas vezes, desespera-se, revolta-se e acaba se isolando de seus familiares, amigos e de sua religião.

Para alguns, no entanto, estar doente representa uma oportunidade para refletir sobre o que é essencial para mudar sua vida. E essa mudança de atitude pode resultar na cura de sua mente e do físico.

Uma das chaves para a longevidade é o envelhecimento saudável. Para alcançar isso, é preciso ter diversos cuidados durante toda a vida. Seguem algumas dicas para uma vida longa, saudável e feliz.

Alimentação

Antes de tudo, uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental na prevenção de doenças, além de ajudar a aumentar a expectativa de vida das pessoas. Existem diversas doenças crônicas que são determinadas, em parte, por fatores de riscos ligados à alimentação, como doenças vasculares do coração e cérebro, diabetes mellitus, hipertensão e dislipidemia (desequilíbrio nos níveis do colesterol).

Um dos grandes segredos para evitar essas doenças e alcançar um envelhecimento saudável é o equilíbrio. Por isso, lembre-se de que dietas radicais são inadequadas e perigosas. É importante frisar que qualquer dieta, principalmente aquelas voltadas para a perda de peso, devem ser indicadas por um nutricionista.

Atividades físicas

Além da alimentação equilibrada, é importante sempre estar ativo e praticar atividades físicas. Entre elas, estão caminhada, dança, natação, corrida e até mesmo a musculação. Qualquer pessoa pode praticá-las, cada um no seu tempo e intensidade, sempre consultando um especialista da área para o acompanhamento nesse momento.

Exames regulares (check-ups)

Estar com a saúde em dia é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. Faça visitas regulares ao médico e realize check-ups, assim você cuidará melhor de seu corpo e estará no caminho para envelhecer com saúde.

Relacionamentos saudáveis

Para manter uma mente saudável, é sempre bom cultivar e manter laços com familiares e amigos. De vez em quando, precisamos conversar e encontrar pessoas para relaxar, descontrair e aliviar um pouco a mente. Faz bem manter pessoas especiais por perto e compartilhar bons momentos.

Situações estressantes

Situações de conflitos e estressantes devem ser evitadas. O estresse pode desencadear diversas doenças e também deixar a pessoa mais triste, chegando até o estado de depressão. Tente sempre tirar um dia para relaxar e pôr os problemas de lado. A leitura pode ser uma alternativa nessa hora, para deixar a mente mais quieta e saudável, sendo um refúgio para o bem-estar mental.

É só colocar em prática essas dicas, desde já, e colher os resultados para envelhecer com saúde. Devemos manter como meta e colocar em prática, não só neste dia, mas durante todo o ano.

Arlene Figueiredo de Aguiar
Nutricionista CRN-16383