Mês das vocações – Você sabe qual é a sua?

Em agosto, a Igreja Católica comemora o mês das vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e a leiga. É um mês para se refletir e rezar pedindo a Deus que oriente todas as pessoas que desejam servir a Deus e a todos que já possuem suas vocações, permanecerem felizes e em comunhão com a Igreja.

Durante o mês, cada domingo é reservado para a reflexão e a celebração de uma vocação:

Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre

O padre e também nosso grande confidente, é o sacerdote da igreja e o representante da comunidade. Seu papel é orientar a todos os fieis sobre a fé e incentivar o crescimento espiritual.  Também cabe a ele ensinar as práticas cristãs, como o amor ao próximo e a caridade.

Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais

A família é a base de todo o ser humano e o pai tem um papel fundamental na vida de um filho. Ele é a primeira referência de homem e reflete segurança e força. Seu papel é educar e ensinar respeito e valores cristãos, influenciando seu filho a ser um bom cidadão e uma pessoa honesta.

Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa

Os(as) religiosos(as) são homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Essas pessoas buscam viver de modo santo, fazendo votos de castidade, obediência e pobreza e dedicam suas vidas exclusivamente a vontade de Deus. Eles desenvolvem um importante papel na sociedade e na comunidade, ajudando com orações, missões, educação e obras de caridade. Esse grandes guerreiros demonstram com suas vidas consagradas, que a vida religiosa é possível de ser vivida, mesmo em mundo material e consumista.

Quarto Domingo – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos

Os(as) Missionários(as) leigos(as), são pessoas que não são consagradas à vida religiosa, mas estão sempre envolvidos de forma significativa na igreja e na comunidade, dividindo seu tempo entre família, trabalho e missões. Os leigos ajudam na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e com as pastorais.

Dia do Catequista

Nos anos em que o mês de agosto têm cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são professores da fé na comunidade cristã e preparam crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

Qual é a minha vocação?

Para saber qual o chamado que Deus tem na sua vida, você precisa estar de coração e mente abertos para sentir em qual vocação você se encaixa. Existem algumas dicas que podem te ajudar a descobrir:

  1. Reze: A oração é o primeiro passo para descobrir a vontade de Deus.
  2. Leia a Bíblia: A Bíblia tem histórias de grandes homens e mulheres que serviram a Deus, encontre alguém que goste e estude sobre sua vida dele. Você também encontra na Bíblia muitos conselhos e orientações para a sua vida.
  3. Identifique seu perfil: Procure uma vocação que tenha atividades que você tenha prazer em fazer. Se você gosta de visitar doentes, pode ser um missionário leigo ou se gosta de rezar, pode ser um religioso consagrado.
  4. Faça aconselhamento: Os padres, irmãos e irmãs estão sempre dispostos a ajudarem, converse com eles sobre suas dificuldades e desejos e eles te ajudarão com o que precisar.

De uma coisa temos certeza, Deus tem uma vocação para você. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de aconselhamento, escreva nos comentários, teremos o prazer em te ajudar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *