Metas para que 2020 seja mais feliz

Quantos desafios enfrentamos em 2019! Não foi um ano fácil de se viver, mas como tudo passa, o ano está chegando ao fim e, com ele, a promessa de um tempo melhor no novo ano que está chegando.

Mas será que 2020 vai ser um ano melhor? É claro que nem tudo está em nossas mãos, e, muitas vezes, os governantes tomam decisões sem levar em conta os reais interesses da população. Mas, apesar de todos os cenários que se delineiam à nossa frente, 2020 será o que cada pessoa fizer dele. Então depende de nós!

Avaliar e aprender

Para viver bem o ano que começa, que tal começar com uma avaliação? Não vou avaliar os outros, mas sim a minha vida, o que foi bom e o que deixou a desejar. Quais foram as metas que consegui alcançar? O que me trouxe alegria e realização? Como foi minha convivência com a família, amigos e pessoas próximas? Em que me tornei uma pessoa melhor? Houve alguma falha ou fracasso? Que aprendizado isso me trouxe? Consegui crescer e melhorar com base em meus erros?

Certamente você terá muitas outras perguntas… Pode acrescentá-las. Se puder, responda-lhes por escrito. Escrever ajuda a ordenar os pensamentos e a transformá-los em realidade. Tome tempo para pensar e escreva quais foram os momentos mais importantes que você viveu neste ano que termina. O que você aprendeu com eles? O que você faria diferente?

Agradecer por tudo

Diante de tantas experiências boas ou não, vamos agradecer. Vamos dar graças a Deus por tudo! Pelas pessoas que passaram por nossa vida… Por todas as graças recebidas… Pelas dificuldades superadas e também aquelas com as quais ainda lutamos… Tudo tem seu propósito e faz parte de minha vida para me ensinar algo… Portanto agradeço a Deus e me abro para aquilo que Ele quer me mostrar.

Descobrir o que quero

E agora? O que virá pela frente? Que desejo construir em 2020? Quais são minhas metas? Tenho sonhos, planos, desejos? Anoto no papel e, se ainda não tenho planos, começo a esboçá-los. Para colocar-me a caminho, preciso saber aonde quero ir. Uma grande realização começa com o primeiro passo. Talvez você tenha grandes metas, como casar, terminar os estudos, arrumar um novo emprego, comprar sua casa… Comece a planejar. Para chegar lá, o que você precisa fazer?

Buscar o essencial

Mas há coisas muito simples que são essenciais para uma vida feliz. Por isso, ao iniciar o novo ano, é importante se perguntar: o que realmente me traz alegria e felicidade? Certamente não são as coisas que eu tenho ou gostaria de ter…

A saúde, por exemplo, é fonte de alegria e bem-estar. O amor, a amizade e o bom relacionamento com as pessoas dão sabor à vida. A fé em Deus traz esperança, coragem e sentido a nosso dia a dia… Aqui poderia acrescentar muitos outros elementos, como o contato com a natureza, o amor e o cuidado com o próximo, a busca do bem comum…

Tomar decisões

Tudo isso depende de atitudes e de escolhas. Se quero ter boa saúde, não são remédios que preciso tomar, mas decisões sobre meu estilo de vida, tipo de alimentação, qualidade de sono, equilíbrio emocional, etc. Então que devo mudar em 2020 para que minha saúde seja melhor? O que vou comer ou deixar de comer? Que exercícios vou fazer?

O mesmo se aplica a outras áreas. Para me relacionar bem com as outras pessoas, preciso rever minhas atitudes. Estou bem comigo mesma? Tenho verdadeiro interesse pelo bem das outras pessoas? Estou disposta a contribuir para que a vida delas seja melhor? Tenho tempo para me dedicar a elas? Sei respeitar e aceitar o jeito de ser de cada um? Sou tolerante e sei conviver com as diferenças?

Cultivar a espiritualidade

Há muitos outros aspectos que ajudam a me tornar uma pessoa melhor, mas acredito que cultivar a espiritualidade é a chave para todos eles. O que entendo por espiritualidade? Para mim é um modo de viver que me ajuda a estar em contato com a dimensão mais profunda de meu ser e me abre para uma relação de amizade com Deus e de comunhão com a criação e com as outras pessoas.

O cultivo da espiritualidade, a meu ver, está relacionado à vivência coerente dos valores humanos e cristãos. Que valores são esses? O amor e o respeito por todos os seres, a fé em Deus, a honestidade, a ética, a responsabilidade, o cuidado com a vida, o compromisso com o bem comum, apenas para citar alguns deles. Nos Evangelhos, encontramos os valores que nos ajudam a crescer numa vida espiritual.

A oração e a meditação nos colocam em contato com Deus, fonte de toda vida espiritual. Quanto mais nos encontramos com Deus, mais Ele nos impulsiona a amar e servir o próximo, cuidar da natureza e buscar o bem de todos. A prova que de fato estamos num caminho verdadeiramente espiritual é nosso compromisso com um mundo melhor para todos, especialmente os mais pequenos e pobres. Sem isso, nossa oração pode ser alienação.

Assim, que 2020 seja, de fato, um ano muito feliz para você e para todos nós. Desejo-lhe saúde, paz, amor, alegria, fé em Deus e compromisso com a vida! Então, boas escolhas e decisões acertadas, pois o ano fará germinar apenas as sementes que nós plantarmos.

Irmã Ana Elídia Caffer Neves, SSpS
Jornalista, membro da Equipe de Comunicação Congregacional e coordenadora de Comunicação da Província Stella Matutina (BRN)