Missão Além-Fronteiras: jovens conhecem quilombos no Vale do Ribeira

De 10 a 15 de julho, um grupo de alunos, educadores e irmãs das escolas da Rede Missionárias Servas do Espírito Santo participou de um projeto inovador e transformador: a Missão Além-Fronteiras. O objetivo foi proporcionar um aprofundamento na experiência missionária, permitindo que os jovens refletissem sobre como o trabalho missionário pode transformar a vida de muitas pessoas invisibilizadas e marginalizadas em nossa sociedade.

A missão levou os estudantes aos quilombos Nhunguara e Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, Sul do Estado de São Paulo. Os jovens participaram de ações concretas e vivências imersivas na realidade das comunidades quilombolas. Durante três dias, eles puderam se inserir na cultura voluntária e aprender um novo jeito de ser e estar no mundo, criando uma consciência de cidadania solidária. Valores como solidariedade, convivência, respeito, empatia, partilha, doação e amor ao próximo foram profundamente vividos pelo grupo.

Os alunos vivenciaram o dia a dia das comunidades quilombolas. Eles participaram de atividades como ouvir histórias de vida e desejos dos moradores, entender o cultivo da banana e da mandioca para a subsistência da comunidade, plantar nas hortas orgânicas, ajudar na produção da farinha de mandioca e compreender a relação estreita estabelecida com a natureza. Tudo foi realizado dentro de uma espiritualidade ecológica e em sintonia com a mãe natureza.

Os jovens tiveram também a oportunidade de explorar as cavernas do Petar, um dia repleto de contato com a obra da criação e muita aventura. Para encerrar esse dia, participaram da celebração da luz aos pés do fogão a lenha, onde refletiram sobre a Encíclica Laudato si’, do Papa Francisco, agradecendo a Deus pela casa comum. Esse momento foi marcado pela entrega de cartas escritas pelos familiares, juntamente com fotos significativas em família, gerando muita emoção e afeto.

O grupo também participou de celebrações enriquecidas pela cultura africana, com elementos com cores vibrantes, tambores, danças e muita alegria. Após a celebração, houve um bate-papo sobre a vida quilombola, quando os estudantes aprenderam sobre tradições como a caça, a pesca e o uso de plantas medicinais. Cada refeição foi preparada com alimentos cultivados pela comunidade, reforçando a conexão com a terra e a autossutentabilidade.

Oportunamente, a comunidade celebrou 30 anos de luta e resistência no Vale do Ribeira. Os jovens puderam fazer parte da programação das festividades e organizaram uma tarde de recreação com as crianças, fortalecendo os laços de amizade e solidariedade.

A Missão Além-Fronteiras levou inúmeros benefícios para os jovens participantes, estimulando uma visão mais ampla da vida por meio do conhecimento de novos contextos socioculturais e reforçando o sentido de pertença e amor ao próximo. Estimulou o protagonismo juvenil missionário, gerando um maior compromisso com uma vida significativa marcada pelo serviço.

Essa missão mostrou-se uma experiência enriquecedora e transformadora, plantando sementes de solidariedade, empatia e compromisso social nos corações dos jovens estudantes. Esses dias de imersão não apenas proporcionaram aprendizado, mas também inspiraram essa nova geração a construir um mundo mais justo, fraterno e igualitário.

 

Agostinho Travençolo Junior

Educador e coordenador da Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *