Missão e espiritualidade dos missionários leigos de Deus Uno e Trino

“A onipotência do Pai, a sabedoria do Filho e o amor do Espírito Santo.”
Santo Arnaldo Janssen

O momento histórico-político-social demanda que cada cristão seja testemunha do amor misericordioso de Deus, testemunha da ação e revelação de Jesus Cristo vivo, a partir do diálogo, da partilha e da comunhão. Somos chamados a construir uma sociedade centrada no amor, como explica Santo Agostinho: “O Pai é o que ama, o Filho é o amado, e o Espírito Santo é o amor”.

Desde a década de 1960, o Concílio Vaticano II nos convida a retomar as bases do carisma congregacional, renovando a fidelidade, bebendo das revigorantes fontes da espiritualidade das origens. Dessa forma, a animação na espiritualidade trinitária tem um papel fundamental desde a geração fundante, pois é o enraizamento da vida pessoal e comunitária na Trindade que dá sustento à missão dos verbitas, das missionárias servas do Espírito Santo, das irmãs da Adoração Perpétua como também para os missionários leigos de Deus Uno e Trino (MLDUT).

Até hoje, existem várias iniciativas de animação espiritual. Deve-se a Santo Arnaldo Janssen e às cofundadoras, as Bem-Aventuradas Madre Maria e Madre Josefa, a centralidade trinitária e o amor ao Espírito Santo. Como MLDUT, tive a benção de participar de um encontro de aprofundamento no carisma, no Centro de Espiritualidade Arnaldo Janssen (CEAJ), em Steyl, Holanda, em 1999, juntamente com as irmãs servas do Espírito Santo Aglaé Pascoal (in memoriam), Heloíse Matos e um grupo de nove lideranças das escolas da Província Brasil Norte (BRN) das SSpS.

Todas as obras buscam ser um louvor à Trindade Santa, por meio da doação gratuita aos irmãos nas creches comunitárias, no centro de integração do migrante, na comunicação, no apoio à população de rua, nas visitas assistenciais dos missionários leigos e tantas outras frentes de trabalho nas quais toda família Arnaldina se empenha, visando à justiça, paz e integridade da criação.

Hoje, na Família Arnaldina, a missão é entendida de um modo diferente e mais abrangente. Padre Pernia, SVD, explica que “As gentes estão também aqui entre nós e ao nosso redor. Pode ser a família que mora ao lado, a pessoa que se senta a meu lado no ônibus, o técnico que vem fazer um conserto em minha casa ou a senhora que me atende na feira ou no mercado. Hoje, necessitamos entender a missão ad gentes (chamado missionário além-fronteiras) também como missão inter gentes (missão como lugar de encontro e diálogo no meio das pessoas). A missão inter gentes pode enriquecer nossa compreensão da missão hoje. Não como substituição da missão ad gentes, mas como complemento”.

“Nossa tarefa é abrir os corações de todos os homens ao amor.”
Madre Josefa

Missão da Família Arnaldina

Congregação dos Missionários do Verbo Divino: tem a missão especial de anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo em situações em que a necessidade é maior.

Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo: dedicam-se, sobretudo, às pessoas excluídas pela sociedade, minorias e povos ameaçados, refugiados, migrantes…

Congregação das Missionárias das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua: irmãs adoradoras espalhadas em quatro continentes, em vinte conventos existentes nos EUA, Argentina, Brasil, Alemanha, Chile, Holanda, Polônia, Filipinas, Índia, Indonésia e Togo.

Missionários Leigos de Deus Uno e Trino: a presença dos leigos e das leigas na Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo e na Família Arnaldina como um todo vem desde o tempo da fundação. Os MLDUT são chamados a viver a espiritualidade trinitária e com o carisma missionário inter gentes (no lar, no trabalho, na recreação, na oração, na Igreja e na sociedade), para tornar o amor de Deus Uno e Trino conhecido, amado e glorificado por todas as pessoas.

Para isso, procuramos novos caminhos para cumprir nossa tarefa missionária:

• partilhar com as pessoas a experiência pessoal e comunitária do Deus Uno e Trino;
• ler, rezar, estudar, partilhar a Palavra de Deus e participar da Eucaristia como ato central de nossa vida;
• discernir os movimentos do Espírito nas realidades socioeconômico-político-culturais, mediante ações pela justiça, paz, preservação da natureza e defesa da vida humana;
• promover a vocação missionária dos leigos, apoiá-los em sua formação e envio a lugares onde são muito necessitados;
• promover e incentivar as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias, por meio da oração, do discernimento e da ajuda financeira;
• fazer promoções em benefício do trabalho de missionário inter gentes e ad gentes, fundamentado na espiritualidade;
• trabalhar de mãos dadas com as irmãs SSpS, as irmãs SSpSAP e os missionários do Verbo Divino pela evangelização do mundo e para realizar nosso lema comum: “Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas”.

Segundo o Concílio Vaticano II, cada leigo deve ser, perante o mundo, uma testemunha da ressurreição e um sinal do Deus vivo. Todos, em conjunto, e cada um, por sua parte, devem alimentar o mundo com frutos espirituais (cf. Gl 5,22) e nele difundir aquele espírito que anima os pobres, mansos e pacíficos, que o Senhor no Evangelho proclamou bem-aventurados (cf. Mt 5,3-9). Numa palavra, “Sejam os cristãos no mundo aquilo que a alma é no corpo”.

Maria, Mãe e Estrela da Nova Evangelização, guie os próximos passos para que sejamos cada vez mais enraizados na Palavra, para tornar Deus Uno e Trino, conhecido, amado e glorificado por todas as pessoas, grupos, povos e nações.

Cristina Maia
Além de professora universitária, mestre em Sistemas de Gestão e doutoranda em Educação, é missionária leiga de Deus Uno e Trino e membro da Equipe de Espiritualidade Nacional SSpS/SVD.

_
_
_

_
_

“Que Jesus nos conceda a graça de sermos repletos do Espírito Santo.”
Madre Maria Helena

Fontes:
Constituição Lumem Gentium. In: Documentos do Concílio Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1966.
SACARDO, Ir. Matilde W., SSpS. Manual dos Missionários Leigos de Deus Uno e Trino, 1996.
A Santíssima Trindade e a geração fundante. Disponível em: http://www.novosite.ssps.org.br/arquivos/10/downloads/geracao-fundante.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
A Santíssima Trindade: mistério de amor. Disponível em: https://pantokrator.org.br/po/artigos-pantokrator/a-santissima-trindade-misterio-de-amor/. Acesso em: 15 mar. 2019.
Espiritualidade missionária. Disponível em: http://www.ssps.org.br/. Acesso em: 11 mar. 2019.
Família Arnaldina. Disponível em: http://www.ssps.org.br/. Acesso em: 11 mar. 2019.
Missão ad gentes: como atender ao chamado missionário além-fronteiras. Disponível em: http://www.cnbb.org.br/missao-ad-gentes-como-atender-ao-chamado-missionario-alem-fronteiras/. Acesso em: 11 mar. 2019.
Missão inter gentes. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/13028094/vida-missionaria-ssps-missionarias-servas-do-espirito-santo/2. Acesso em: 11 mar. 2019.
Vida em missão. Disponível em: http://www.ssps.org.br/. Acesso em: 11 mar. 2019.
Espaço dos leigos na Congregação. Disponível em: http://www.ssps.org.br/. Acesso em: 11 mar. 2019.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *