Missão: fazer-se discípula, discípulo de Jesus

Missão: na perspectiva de envio

         O conceito da missionariedade tem mudado de forma significativa nas últimas décadas. As Sagradas Escrituras constituem a fonte e a inspiração dessa mudança, em conexão com a realidade dos povos, a escuta do clamor dos pobres e da Mãe Terra. O sentido bíblico da missão situa-se na perspectiva de envio. Jesus tem consciência de que é enviado de Deus Mãe-Pai. Ele dá continuidade à sua missão, enviando discípulos e discípulas. 

No Evangelho de São João (20,21-22), encontramos uma das formas de envio. “Jesus disse de novo para eles: ‘A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês’. Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: recebam o Espírito Santo’”. Esse é um texto pascal. Para o evangelista João, a Páscoa e o Pentecostes acontecem no mesmo dia. Trata-se do nascimento da Igreja Missionária, a realização da promessa de Jesus: “Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão a força para serem minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, até os extremos da terra” (Atos dos Apóstolos 1,8). Jesus reveste os seus seguidores e seguidoras da força do alto, o Espírito Santo, e os envia em missão.

 “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (João 14,26). O Espírito Santo é a memória viva de Jesus. Ele revela, no rosto de Jesus ressuscitado, os traços de Deus Mãe-Pai de amor e misericórdia. O Espírito Santo nos capacita para contemplar no rosto dos irmãos e irmãs, desfigurados pelo sofrimento, pela fome, pela injustiça, o rosto de Jesus. 

Fazer discípulas e discípulos de Jesus

Outro texto relevante de envio: “Jesus se aproximou e falou: ‘Toda autoridade me foi dada nos céus e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo […].’” (Mateus 28,18-20).

A preocupação de Jesus, revelada no Evangelho de São Mateus, é fazer discípulos: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos”. O termo discípulo aparece trinta e sete vezes nesse Evangelho. Para Mateus, a missão é essencialmente “fazer discípulos”. O verbo grego “mathetéuein” (“fazer discípulos”) é usado quatro vezes no Novo Testamento, três das quais no Evangelho de São Mateus (13,52; 27,57; 28,19). O verbo é usado no imperativo “vão e façam discípulos…”. O núcleo central é “fazer com que todos os povos se tornem discípulos”. 

O coração da missão, para Mateus, é fazer e fazer-se discípulos, discípulas de Jesus, num processo vivencial e contínuo e, assim, o evangelho é anunciado. Somos interpeladas, interpelados a fazermo-nos discípulas e discípulos de Jesus, todos os dias, nas mais diversas realidades e contextos.

Nota

O livro de Atos dos Apóstolos apresenta Pentecostes um tempo depois da Páscoa. Em At 1,2-8 relata como Jesus ensina, orienta e confere instrução aos seus apóstolos até ser elevado aos céus. Seus dos apóstolos permanecem em oração, com Maria, até a vinda do Espírito Santo (At 1,4-8; At 2,1-13). 

Irmã Maria de Fátima Kapp, SSpS

Integra a Comunidade do Colégio Santos Anjos, em Porto União-SC, na qual atua como coordenadora. Colabora como conselheira provincial e acompanha as irmãs junioristas. Fez graduação em Teologia, mestrado em Teologia Bíblica e especialização em Relação de Ajuda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *