Missão sem Fronteiras 2023 incentiva estudantes a práticas sociais

O protagonismo juvenil como agente de transformação e de esperança na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa foi a proposta da quarta edição do projeto Missão sem Fronteiras, realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho, no Colégio Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro-RJ.

Além de estudantes da escola sede, a iniciativa reuniu alunos de outros sete colégios da Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Brasil, localizados em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo, foram 147 pessoas envolvidas, sendo 108 jovens missionários e 39 educadores. Esta foi a primeira vez que todas as escolas SSpS do Brasil participaram da ação.

Inspirados no tema “Pão partilhado, amor multiplicado”, os missionários foram imersos em diversas atividades, desde ações de solidariedade até de reflexão e aprendizado. Um dos momentos de espiritualidade, por exemplo, iluminado pela passagem da multiplicação dos pães, enfatizou que pequenas ações individuais de solidariedade podem modificar o coletivo.

O Rio de Janeiro, com sua rica cultura, paisagens deslumbrantes e diversidade, foi o cenário perfeito para essa experiência transformadora, permitindo aos estudantes anfitriões do evento compartilharem com os jovens das outras escolas a realidade da capital fluminense.

“Mudar nossa mente”

“A vivência que tive nestes dias de missão marcou minha vida e meu coração para sempre. Vi pessoas com tão pouco fazendo de tudo para se manter, crianças em situações de extrema pobreza, mas com um sorriso no rosto sem igual. A humanidade parece que se esqueceu de ser humana, e precisamos resgatar esses valores, enxergando mais o nosso próximo. Saí desta missão com a vontade de ajudar muito mais e ser uma pessoa de transformação. Agradeço imensamente todos os educadores por me proporcionar esse crescimento humano e espiritual. Pude vivenciar, nestes três dias, estilos de vida diferentes e conhecer pessoas incríveis, responsáveis, com certeza, por deixar essa missão inesquecível. Pude me relacionar com outros Estados e culturas, e me divertir. Mas o principal objetivo, que era mudar nossa mente em relação ao mundo, foi alcançado. Nada faltou nesta missão. Agradeço a todos os envolvidos por me proporcionar tamanha experiência.”

Lucas Madureira, aluno do Colégio Imaculado Coração de Maria, Rio de Janeiro-RJ.

Na visita ao aterro sanitário de Gramacho, os participantes levaram 2082 garrafas de água, além de roupas e calçados para distribuir aos moradores da comunidade. Lá, puderam ouvir relatos de quem vive no local, em meio a adversidades.

Sair da zona de conforto

“Visitamos pessoas que moram em condições humildes, sem água, sem ter onde estudar e com vários problemas todos os dias, mas que demonstravam muita gratidão. Nesses momentos, percebi o quanto eu já fui ingrata por coisas pequenas que aconteceram na minha vida. Participei desta missão disposta a sair da minha zona de conforto e com muita vontade de estar lá para ajudar de qualquer maneira possível.”

Alessa Pinzon, aluna do Colégio Espírito Santo, Canoas-RS.

Por meio dessas experiências, os jovens tiveram a oportunidade de refletir sobre como o trabalho missionário pode impactar positivamente a vida daqueles que se encontram à margem da sociedade, além de se tornarem agentes ativos na prática especial realizada durante o evento.

Valendo-se da união desses estudantes comprometidos com o bem-estar e com a inclusão social, o projeto Missão sem Fronteiras busca despertar a consciência coletiva para a importância de ajudar o próximo e promover mudanças significativas no retorno às próprias comunidades. Ao longo dos anos, a iniciativa tem se mostrado uma poderosa ferramenta para sensibilizar os jovens sobre as realidades sociais e estimular a empatia, a compaixão e a vontade de fazer a diferença.

“Os dias na missão foram especiais e muito intensos. Foi tudo tão impactante na minha vida que influenciou até a profissão que escolhi para mim”, conta Clara Maia, que participou do Missão sem Fronteiras em 2019, em Brumadinho-MG, e que hoje é estudante de Medicina.

O projeto tem se consolidado como um marco na jornada dos participantes, proporcionando momentos inesquecíveis, ampliando horizontes e estreitando laços de amizade e solidariedade.

“Poder da solidariedade”

“Esta quarta edição da Missão sem Fronteiras foi marcada pelo engajamento dos jovens missionários, pelo despertar de novas vocações a serviço da vida e pelo impacto positivo nas vidas daqueles que mais precisam. Que a esperança e a vontade de fazer a diferença inspirem não apenas os participantes, mas também todos os que acompanharam essa importante iniciativa em cada escola. Somos testemunhas do poder da solidariedade e do potencial transformador dos jovens comprometidos com um mundo melhor.”

Agostinho Travençolo Junior, assessor-geral do evento.

Saudade, gratidão, amor

“Fazer parte da quarta edição do Missão sem Fronteiras foi uma experiência única. Foi um momento marcante, acredito que não só na minha vida, mas na de todos os que ajudaram e foram ajudados pelo projeto. Estar cercada de pessoas com o mesmo objetivo de fazer o bem ao próximo foi incrível. Ser acolhida por todos e mudar o mundo com eles, o mundo de algumas pessoas, foi muito gratificante. A Missão sem Fronteiras foi uma oportunidade maravilhosa de conhecer novas culturas, trocar experiências e vivenciar novas, fazer novos amigos e, principalmente, ajudar as pessoas. Os únicos sentimentos que restam após o fim da quarta edição são a saudade, a gratidão e o amor. Obrigada, Missão sem Fronteiras!”

Heloísa Baldus Gromann, aluna do Colégio Santos Anjos, Porto União-SC.

Partilha da experiência

A Dimensão Missionária da Rede de Educação SSpS incentiva que cada delegação compartilhe, nas respectivas unidades escolares, o que viu, ouviu e sentiu. Para isso, propõe a realização de plenários, debates e celebrações, concluindo o projeto em grande estilo. Em momento oportuno, cada estudante que viveu a experiência do Missão sem Fronteiras 2023 receberá o certificado de participação.

Agradecimento da Rede de Educação SSpS

Em uma mensagem enviada aos participantes do Missão sem Fronteiras, a Dimensão Missionária da Rede de Educação SSpS agradeceu a escola anfitriã e a todos os que contribuíram para a atividade. Houve uma menção especial às unidades da Província Brasil Sul, estreantes no projeto. Palavras de gratidão também foram dirigidas às famílias, aos educadores e às missionárias servas do Espírito Santo. Veja, a seguir, os principais trechos da carta:

São Paulo, 4 de julho de 2023

“Um sonho que se sonha só

É só um sonho que se sonha só,

Mas sonho que se sonha junto é realidade.”

Raul Seixas

Estimados estudantes missionários, familiares, irmãs e educadores colaboradores da IV edição do Missão sem Fronteiras,

A Dimensão Missionária da Rede agradece cada educadora e cada educador das escolas da Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo, em especial do Colégio Imaculado Coração de Maria, que não mediram esforços para receber, com tanto amor e dedicação, todos os participantes da missão 2023, e os Colégios da Província Sul, que agregaram e mostraram que, juntos, podemos ir além.

Gratidão à Juventude Missionária do Rio de Janeiro, que contagiou a todos com alegria, simpatia e afeto, proporcionando momentos de bem-estar, animação e acolhimento, e a todos os jovens participantes que, de coração aberto, aceitaram o convite para esse encontro.

Agradecemos às famílias, que confiaram e depositaram em nós seus bens mais preciosos, por participarem e contribuírem com a formação de seus filhos e filhas que muito nos orgulham.

Nossa admiração e amizade aos educadores, que deixaram o convívio de seus lares e contribuíram, de maneira efetiva, para o sucesso do Missão sem Fronteiras, educando além dos muros das escolas, ajudando nossos jovens a interpretarem e entenderem o mundo em que vivemos. Vocês jamais serão esquecidos na memória deles, que os terão sempre em um lugar guardado no coração.

Nosso agradecimento especial às irmãs, que depositam confiança em nosso trabalho e que, através do carisma missionário, nos impulsionaram à realização de mais um Missão sem Fronteiras, unindo jovens de diferentes lugares para vivenciarem a generosidade, a disponibilidade, a promoção humana, a interculturalidade e o diálogo, ajudando na construção de uma sociedade mais humana e fraterna. […]

Enfim, a todos os que estiveram conosco e que contribuíram na limpeza, na locomoção, no preparo dos alimentos e na organização geral do encontro, agradecemos por estenderem as mãos para que tudo corresse bem e pedimos a Deus que derrame suas bênçãos sobre cada um.

Nossa gratidão!
Dimensão Missionária da Rede de Educação SSpS

2 comments

  1. Maravilha. Eu nem conhecia esta iniciativa de vocês, mas só tenho a parabenizar pelo trabalho. Tenho certeza que alguns desses jovens poderão fazer uma missão, nas mais diversas casas da congregação espalhadas por nosso País…. e quem sabe em outros Países. Fico feliz em conhecer o projeto. Abraços.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *