As Missionárias Servas do Espírito Santo, para celebrar os 115 anos da chegada das primeiras irmãs ao Brasil, deram um cunho festivo à sua assembleia anual que aconteceu de 02 a 04 de novembro no Centro Missionário Cultural Santíssima Trindade.
Foram três dias de encontro com a participação das missionárias das 13 comunidades da Província Stella Matutina – Brasil Norte. Elas se reuniram para partilhar as atividades missionárias, aprofundar a Palavra de Deus, celebrar os 115 anos de presença no Brasil e decidir juntas como fortalecer a missão.
Aqui apresentamos os principais momentos da assembleia com fotos e vídeos que mostram a alegria das irmãs em participar e comemorar sua caminhada missionária.
Memória da Chegada das Primeiras Missionárias
A abertura da assembleia foi na entrada do Convento Santíssima Trindade com a memória da chegada das Irmãs Walburgis, Laurência, Bonifácia, Crescência, Regina e Córdula para dar início à missão no Brasil. Elas chegaram de Steyl, na Holanda, dia 20 de julho de 1902 e ficaram dois meses em Petrópolis para aprender a língua. Depois, em 24 de setembro foram recebidas oficialmente em Juiz de Fora, onde deram início ao trabalho missionário no Brasil.
A tarde do dia 03 também foi dedicado à memória histórica da província, retomando três grandes períodos: de 1902 a 1965, de 1965 a 1990 e de 1990 a 2017. As irmãs agradeceram a Deus por todas as comunidades, escolas, hospitais e obras sociais que foram fundados e pelo trabalho pastoral realizado durante todos esses anos. Pediram perdão por tudo aquilo que não foi bom e, pensando no futuro, levantaram propostas para a revitalização da missão.
As comemorações começaram com um churrasco na hora do almoço compartilhado com os (as) colaboradores (as) e continuou com apresentações teatrais, trabalho em grupos, partilha e celebração da missa. À noite a confraternização continuou com apresentações culturais e brincadeiras, num clima muito descontraído.
Partilha das comunidades
O primeiro dia da assembleia foi dedicado à apresentação de cada uma das comunidades, entidades e equipes da província. Foi um dia muito rico em que foi possível perceber a criatividade das missionárias para responder às situações de missão nos locais onde estão presentes. Chamou a atenção que, apesar da idade avançade de muitas irmãs, o dinamismo missionário continua e as comunidades estão atuando em áreas de grandes desafios missionários.
Compromisso da Assembleia
Entre os diversos assuntos tratados, as irmãs estudaram como reforçar a missão em áreas mais desafiadoras como a região do Taquaril, na periferia de Belo Horizonte, e na área indígena do Tocantins, junto aos índios xerentes.
Outra questão discutida e encaminhada foi o enfrentamento da situação de fome no Brasil e no mundo, em que cada irmã, comunidade e equipe missionária foi interpelada a dar uma resposta solidária.
Decidiram que, além de dar comida a quem tem fome, vão estudar como investir forças e recursos para resgatar a cidadania e ajudar as pessoas a lutarem por seus direitos básicos. Também se propuseram se unirem espiritualmente às pessoas que sofrem a fome através de gestos concretos como o jejum, e assim partilharem com os pobres não o que sobra, mas daquilo que faz falta.
Assista o vídeo que foi feito especialmente para os 115 anos das Missionárias Servas do Espírito Santo no Brasil: