Missionários e missionárias indonésios participam de encontro em Brasília

A convite do embaixador da Indonésia no Brasil, Eddy Yusuf, missionários e missionárias, católicos e muçulmanos, provenientes do país asiático se encontraram para partilhar experiências. A reunião foi realizada entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, em Brasília-DF, e ressaltou a unidade na diversidade.

Os dias foram de muitas atividades e partilhas entre os missionários e o embaixador. Estiveram presentes 49 missionários e missionárias que trabalham em todas as regiões do Brasil. No caso dos católicos, havia representantes de dez congregações: missionários do Verbo Divino (SVD), irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS), irmãs da Divina Providência (SDP), passionistas (CP), servas de Maria de Galeazza (SMG), irmãs discípulas de Jesus Eucarístico (DJE), salesianos de Dom Bosco (SDB), xaverianos (SX), scalabrinianas (MSCS) e carmelitas (O.Carm.).

O grupo recebeu uma saudação especial do Pe. Budi Kleden (Superior-Geral da SVD). Por meio de videoconferência, ele conduziu uma reflexão sobre como estar numa missão sem perder a identidade da terra natal.

“Durante esses dias, parecia que estávamos na Indonésia. A equipe da embaixada ofereceu as refeições com comidas típicas. Tudo foi preparado com muito carinho”, conta a irmã Yustina Sri Ratna Giri, SSpS.

Yusuf ressaltou a persistência de cada missionário e missionária. “Somos os embaixadores da nação. Para deixar a Indonésia orgulhosa, precisamos dessa colaboração e reunião como o primeiro passo para nossa colaboração de criar unidade e fazer a maior contribuição para deixar orgulhosa a Indonésia.”

Também estiveram presentes o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado; a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro de Souza; e o diretor do Centro Cultural Missionário (CCM), Pe. Djalma Antônio da Silva, SVD.

“A presença deles nos motivou e nos animou. Esperamos que, onde quer que estejamos, tenhamos sempre esperança e a paciência para obter e espalhar essa paz aos que dela necessitem. Nosso dever é continuar o sonho de Deus. Somos missionários que vêm de diferentes culturas e origens, mas têm um coração para servir”, diz Ir. Yustina.

Vida e missão no Brasil

Para motivar os missionários e missionárias que chegaram recentemente ao Brasil, aqueles com mais tempo no País partilharam suas experiências de conquistas e dificuldades. Segundo Pe. Ferdinand Doren, coordenador das atividades, o grupo refletiu sobre como os missionários, com a própria bagagem cultural, podem contribuir com a Igreja e a sociedade, e se aproximar dos diferentes “Brasis”.

No dia 2 de fevereiro, a missa pela Festa da Apresentação do Senhor foi marcada com danças e cantos indonésios. A celebração contou com a participação dos missionários, da equipe da Embaixada e dos fiéis da Paróquia São Sebastião, localizada no Gama-DF. Em seguida, houve uma noite cultural.

Segundo o embaixador, 360 cidadãos indonésios estão registrados no Brasil, e 35% deles são missionários católicos. “A Indonésia é a minha amada pátria, uma herança eterna e gloriosa. Seu nome viverá sempre em nossos corações”, declarou Ir. Yustina.

Equipe de Comunicação SSpS Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *