Montes e montanhas: onde está nosso tesouro?

No universo simbólico e espiritual, montes e montanhas ocupam lugar de revelação e proximidade com o Divino. O Sermão da Montanha foi proferido no Monte Eremos. Com ele, Jesus articulou as bem-aventuranças, orientou os discípulos para a ética do Reino de Deus, ensinou a oração do Pai-Nosso e esclareceu sobre os tesouros do céu e da terra: “Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6,21). 

Disse mais: “Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles” (Mateus 6,28-29).

Com essas palavras, que evocam harmonia com a natureza, confiança na providência divina e beleza na simplicidade, o Papa Francisco iniciou a Exortação Apostólica Laudato Deum: a todas as pessoas de boa vontade, sobre a crise climática, publicada em 4 de outubro de 2023. Fundamentada nesse documento, a ONG Vivat Brasil [1] divulgou a Carta ao Presidente, clamando por efetividade no cuidado com a Terra nas discussões da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A carta foi publicada no blog SSpS Brasil, em 21 de novembro (veja a íntegra).

As bem-aventuranças, orientações éticas, o Pai-Nosso e outros aconselhamentos pretendiam responder a questões do tempo de Jesus e continuam atuais. A crise climática é uma questão de nosso tempo…

A biodiversidade nas montanhas, os pássaros no céu, os peixes na água, os humanos e os lírios do campo participam de um tênue equilíbrio que precisa virar tesouro e acender, em nosso coração, a chama do cuidado. É nossa responsabilidade deixar para a vida que nos sucede a mesma qualidade ambiental que sustentou nossa curta e extraordinária passagem pela Terra. 

A leitura da Laudato Deum e da Carta ao Presidente, e o acompanhamento crítico da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas trazem pistas para valorar o que merece ser foco de nossa ação.

Nota

[1] Extensão da Vivat Internacional, que tem assento no Conselho Econômico-Social da ONU e envolve dez congregações religiosas, entre elas a Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS).

Referências

Papa Francisco. Exortação apostólica Laudato Deum: a todas as pessoas de boa vontade, sobre a crise climática. Vaticano, 4 out. 2023. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/20231004-laudate-deum.html. Acesso em: 7 nov. 2023.

Vivat Brasil. Carta ao Presidente. In: SSpS Brasil, 21 nov. 2023. Disponível em: https://blog.ssps.org.br/vivat-brasil-carta-ao-presidente. Acesso em: 27 nov. 2023.

Marli Teresinha Everling Professora dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (Univille); coordenadora do Projeto Ethos – Design e relações de uso em contexto de crise ecológica; colaboradora do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental (caranguejo.org.br); colaboradora do blog SSpS Brasil para temas ambientais (https://blog.ssps.org.br/posts); colaboradora das redes sociais do design para temas ambientais – Instagram @designuniville

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *