Namorar pra quê?

Hoje é Dia dos Namorados, uma data muito esperada pros pombinhos que já devem ter planejado algo bem legal pra curtir no dia de hoje. Independente do que você já preparou para a sua namorada ou namorado, queria conversar com você uma questão muito básica: Afinal, pra que serve o namoro?

O namoro é um período importantíssimo para conhecer melhor a pessoa com quem você quer construir um relacionamento permanente. Não basta simplesmente estar apaixonado. É necessário descobrir se dá para construir uma vida a dois. Aí entra uma série de coisas, como afinidade, capacidade de aprender um com o outro, de crescer juntos, de abrir mão de interesses pessoais em vista de um interesse maior, como construir uma família, por exemplo.

Tomara que o namoro de vocês seja bem divertido. Que vocês compartilhem momentos de muita alegria, carinho e ternura. Que vocês sejam criativos para descobrir o que faz feliz um ao outro e invistam o melhor de vocês mesmos para transformar a atração que sentem um pelo outro num amor duradouro. Isso implica em compromisso e respeito.

 Aqui vai um teste para ver se seu namoro está indo na direção certa:

1) Gastam tempo para conversar sobre os gostos pessoais, sonhos e projeto de vida?

2) Cada um expressa seus pontos de vista e escuta com respeito a maneira de pensar do outro?

3) Quando tem uma briga, são capazes de conversar honestamente, pedir perdão e recomeçar?

4) Cada um está realmente interessado no bem estar da outra pessoa e não apenas em realizar seus próprios desejos?

5) Existe afinidade entre vocês, uma complementariedade que não é pensar igual, mas a capacidade de se entender nas diferenças e dialogar?

6) Vocês sabem negociar entre vocês, não havendo uma parte que impõe sua ideia e outra que acaba sempre cedendo?

7) Juntos, vocês tem condições de construir um futuro viável e que seja bom para ambos e para os filhos que um dia vão ter?

8) O relacionamento entre os dois é intenso, mas é aberto para os amigos e, principalmente para as famílias de vocês, com bom entrosamento e aceitação mútua?

Se você respondeu sim a todas estas perguntas, parabéns. O namoro de vocês tem boas chances de ir adiante, permitir um amadurecimento mútuo e favorecer um casamento que dê certo.

Se a resposta positiva foi apenas para algumas perguntas, é hora de vocês sentarem para conversar e ver o que não está legal. Sempre é tempo de encarar a realidade e ver o que dá para melhorar. Para isso precisa de muita abertura e coragem dos dois lados.

Mas se faltar essa disposição e boa vontade para corrigir os erros, será que não é hora de terminar? Namoro não tem que dar certo. É melhor descobrir logo que não se está com a pessoa certa, do que deixar o barco correr e depois se machucar.

Há ainda outros sinais que é preciso levar em conta: seu namorado ou namorada é uma pessoa honesta, verdadeira? Tem algum vício que não consegue largar, como drogas, álcool ou outro? Se for assim, pense bem. Se não superar durante o namoro, não será depois de casados que as coisas vão melhorar. Se você construir sua casa sobre a areia, não fique surpreso quando ela desmoronar.

E se você é cristão, há ainda algo muito importante: Deus faz parte do seu namoro? Vocês compartilham da mesma fé? Vocês rezam juntos?

Há ainda outros aspectos que precisam ser bem pensados. O sexo é algo sagrado e deve ser vivido com responsabilidade e maturidade. Quem realmente ama sabe esperar. A sociedade atual faz propaganda do amor “livre”, mas não alerta sobre os sofrimentos que poderiam ser evitados a curto e longo prazo. A ilusão passa, mas ficam as consequências. Por isso, mesmo hoje, por mais careta que você possa achar, ainda é muito mais sensato esperar pelo casamento.

E aí, bateu com vocês? Enviem seus comentários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *