Novena de Pentecostes 2025 – Terceiro dia

  • Invocação ao Espírito Santo – Vem, Espírito Santo, ilumina com tua luz nosso interior, para que possamos discernir com clareza teus desígnios e, ouvindo docilmente tuas moções, aprendamos a caminhar sempre na verdade.
  • Leitura – Vamos ler a passagem de Lucas 24,36-43 com muita atenção e cuidado, para que possamos visualizar cada detalhe.

Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”. Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?”. Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. 

  • Intenção – Reconhecer nossos medos e dúvidas, e nos encorajar a buscar Jesus Ressuscitado, a fim de recuperar a paz e a alegria em nossa vida.
  • Contemplação – Em profundo silêncio, percebamos a confusão, as dúvidas e os medos dos apóstolos. Entremos na atmosfera dessa comunidade e, fazendo parte dela, conectemo-nos com nossos próprios medos. Reconheçamos nossa resistência em testemunhar um milagre. Depois, tocando as feridas de Jesus, abramos nosso coração para que Ele realize o milagre da transformação. 
  • Respiração consciente – Respiremos lenta, profunda e serenamente, “Eu te dou a Paz”, permitindo que a paz de Jesus Ressuscitado nos preencha completamente.

Oração final – Nós te agradecemos, ó Sol Nascente, que, dia após dia, dissipas a escuridão de nossos medos e trazes luz à noite de nossas almas. Nós te agradecemos porque, com tua luz calorosa, nos dás serenidade quando estamos com medo e iluminas nossas mentes quando as dúvidas nos assaltam. Nós te agradecemos, ó Fogo Ardente que consome a raiz de nossa descrença, abraçando-nos com tua presença calorosa que nos traz paz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *