Novena Missionária – Outubro de 2020

Durante o mês de outubro, o Mês Missionário, em unidade com a Igreja no Brasil e com as Pontifícias Obras Missionárias, estamos publicando uma novena simplificada para que todos tenham oportunidade de rezar durante o mês missionário.
Será uma novena bem curtinha, para ser rezada individualmente, mas colocaremos o link para que todos tenham acesso à novena completa, ao vídeo e possam se organizar em família, como comunidade, ou on-line.
Neste ano, a Novena Missionária tem como tema “A vida é missão” e, por lema, “Eis-me aqui, envia-me” (Isaías 6,8). Quem quiser saber mais sobre a novena e a Campanha Missionária, visite a página http://www.pom.org.br/campanha-missionaria-2020/

No blog, publicaremos a novena simplificada às terças e quintas-feiras, durante todo o mês de outubro.

A vida é missão
Novena Missionária simplificada – Primeiro dia

Oração inicial
Espírito Santo, sopro de vida, que fazes novas todas as coisas, abre nossos corações às tuas inspirações para que, ao escutar e aprofundar tua Palavra, aumentem em nós o ardor missionário e o cuidado com a Casa Comum, nossa terra, e o amor a todas as tuas criaturas, sobretudo cada pessoa criada à tua imagem e semelhança. Espírito de Sabedoria, guia nossos passos nos caminhos da missão. Amém.

Reflexão
O Papa Francisco acentua a dimensão existencial da missão. “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (Evangelii Gaudium, 273). A vida se torna uma missão. Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. Está na ordem do ser e não se reduz a algumas horas do dia.

“A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser” (Evangelii Gaudium, 273).

Na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, o Papa ressalta: “Não é que a vida tenha uma missão, mas a vida é uma missão” (Gaudete et Exsultate, 27). É uma realidade de vida em que os batizados se deixam envolver pela presença de Deus e a transmitem para o mundo.

Palavra de Deus: Isaías 6,4-8

4 Ao som das suas vozes, os batentes das portas tremeram, e o templo ficou cheio de fumaça.
5 Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos
6 Logo um dos serafins voou até mim trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz.
7 Com ela tocou a minha boca e disse: “Veja, isto tocou os seus lábios; por isso sua culpa será removida, e seu pecado será perdoado”.
8 Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”. E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me!

Para meditar

Assim como Isaías é chamado por Deus à missão, Deus também chama a cada pessoa.
Como estou respondendo ao chamado de Deus?

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude cada um de nós
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

Assista ao vídeo

Neste vídeo, o padre Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, e Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Episcopal Missionária da CNBB, introduzem o tema do Mês Missionário e falam das três formas de cooperação missionária: a oração, a ajuda material e a vida feito missão.

Para rezar a novena completa com sua família, comunidade ou grupos on-line, baixe o livrinho:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *