O amor próprio começa pelo autocuidado

Criada na década nos anos 90, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O tumor maligno é o que mais acomete as mulheres e estima- se que mais de 66 mil novos casos sejam registrados no Brasil, em 2021. O câncer de mama, também, é o que mais mata no sexo feminino, atingindo cerca de 15 mil óbitos, por ano, no país.

Além do autoexame, existem outros hábitos simples que as mulheres podem adotar para se manterem felizes e saudáveis. O médico Dr. Fernando Luiz Motter, Cancerologista Clínico, especialista em Oncologia Clínica, destaca a alimentação saudável, prática de atividades físicas, não fumar, não consumir álcool em excesso e não manter relações sexuais sem proteção são algumas delas. Além disso, é preciso consultar um médico periodicamente e fazer exames rotineiros.

As mulheres, classicamente, são mais envolvidas com o autocuidado e com a promoção de sua saúde do que os homens. Procuram, mais rotineiramente, os recursos médicos e estão sempre à frente do sexo masculino quando se fala de prevenção e exames precoces. Que tal aproveitar o Outubro Rosa para desenvolver essa relação de amor com você mesma/o?

SSpS – O câncer de mama é uma das principais doenças que afetam as mulheres, como você vê a importância de campanhas como Outubro Rosa?

Dr. Fernando – Além de lembrarem, frequentemente, em todo mês de outubro, que as mulheres precisam fazer seus exames, em especial a mamografia, a iniciativa também traz muitas informações e ensinamentos. Estudos realizados no Canadá, Suécia e Espanha mostram que campanhas sistemáticas para realização de exames de rastreamento, como o Outubro Rosa, podem ter um impacto de até 30% na redução da mortalidade por câncer de mama.

SSpS – Que outros tipos de câncer costumam afetar principalmente o público feminino?

Dr. Fernando –  Se excluirmos os tumores malignos de pele (aqueles mais simples, “não-melanoma”), as maiores incidências de câncer são o de mama (24,2%), de intestino (9,5%), de pulmão (8,4%) e de colo do útero (6,6%). O que chama a atenção é que todas essas doenças são facilmente preveníveis ou detectadas, precocemente, através de exames periódicos.

SSpS – Muito se fala em prevenção, mas na prática qual o impacto de diagnosticar uma doença ainda nas fases iniciais?

Dr. Fernando – Todas as doenças, especialmente de âmbito oncológico, têm mais fácil manejo e melhor prognóstico quando diagnosticadas precocemente. Um tumor pequeno é muito fácil de ser extirpado ou tratado, porque ainda não se enraizou e não se espalhou, através da corrente sanguínea e/ou linfática, para outros órgãos. Um câncer diagnosticado no início pode poupar cirurgias maiores, quimioterapia, radioterapia e diminuiu a mortalidade da doença. O diagnóstico precoce muda tudo!

SSpS – As mulheres estão mais sujeitas a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão?

Dr. Fernando – Essas doenças acometem principalmente pessoas acima de 65 anos de idade com ligeira prevalência entre as mulheres. Alimentação balanceada, prática de atividades físicas e estilo de vida saudável ajudam diminuir a incidência e a morbidade de tais doenças. Lembro aqui que as doenças cardiovasculares, causadas principalmente pelo diabete e hipertensão são ainda a principal causa de morte global.

SSpS – Que hábitos as mulheres devem ter para cuidar melhor da própria saúde? Quais doenças podem ser evitadas?

Dr. Fernando – É preciso adotar medidas preventivas e de diagnóstico precoce.
Medidas preventivas que devem ser adotadas são a promoção de atividade física, uma dieta rica em vegetais, frutas e proteínas (preferentemente oriundas de carnes brancas), e pobre em açúcar, sal e farinha. Evitar embutidos na alimentação, alimentos sob conservantes e sempre preferir alimentos frescos (evitar embutidos). Não exagerar na ingestão de alimentos submetidos ao fogo, como defumados e carne assada. Além disso, as mulheres devem evitar a atividade sexual desprotegida e o cigarro. Evitar recintos fechados, com fumaça; manter ar circulante Por último, evitar o sol nos horários de maior pico e utilizar protetor solar, renovando-o 3 x ao dia!  Por fim, evitar o Sol nos horários de maior pico e utilizar protetor solar nas áreas foto expostas, renovando-o 3 x ao dia!

Entre as medidas de diagnóstico precoce, destaco o ir ao ginecologista, anualmente, para averiguar resultados de mamografias e Papanicolau. As mamografias devem ser realizadas, anualmente, após os 45 anos e o exame Papanicolau, também anualmente, assim que a mulher iniciar atividade sexual. Após os 50 anos, as mulheres devem ser acompanhadas por um clínico ou gastroenterologista para fazer exames de prevenção do câncer de intestino e ficar de olho nas desordens da glândula tireoide. Por último, é importante olhar para à procura de manchas novas, que estejam crescendo, adotando um formato irregular ou ainda mudando de cor, pois esse pode ser um sinal de câncer de pele.

SSpS – E ao contrário, que hábitos as mulheres devem abandonar se quiserem cuidar melhor da própria saúde?

Dr. Fernando – Há alguns hábitos femininos que podem fazer mal, em maior ou menor grau. Dormir com a maquiagem não deixa a pele respirar à noite, o que pode causar acne e envelhecimento precoce da pele.

Pintar o cabelo com tinturas que contenham excesso de amônia e/ou de chumbo, ou ainda utilizar compostos contendo formol ou outros químicos para preparo capilar, alisamento, etc, podem causar intoxicações

Usar saltos altos, excessivamente altos, podem ocasionar erros posturais e doenças na coluna vertebral; retirar a cutícula em excesso pode deixar as unhas desprotegidas para entrada de patógenos.

SSpS – As mulheres também estão entre as principais vítimas de transtornos alimentares, obesidade, anorexia e bulimia. Como isso pode ser evitado?

Dr. Fernando – Obesidade, anorexia e bulimia são transtornos mais comumente incidentes no sexo feminino.

Transtornos alimentares, muitas vezes, têm origem no núcleo familiar e devem ser prevenidos principalmente na infância e adolescência. O foco não deve ser o peso, mas hábitos saudáveis e práticas de esportes. Sugiro refeições familiares mais frequentes, pois elas melhoram a qualidade da ingestão alimentar e fortalecem as relações e vínculos. Desencoraje dietas sem acompanhamento médico, pular refeições, fazer longos períodos de jejum e tomar pílulas para emagrecer sem orientação endocrinológica.

Na busca por músculos definidos, muitas mulheres têm utilizado indevidamente hormônios tireoidianos, esteróides anabolizantes, anorexígenos e até mesmo taquicardizantes. O uso dessas substâncias a longo prazo podem causar danos aos rins e ao fígado.

SSpS – Para resumir, o que a mulher precisa fazer para se manter feliz e saudável?

Dr. Fernando – A saúde é um pleno estado de equilíbrio físico e mental. Para se manter bem, a mulher deve praticar atividades físicas, preferencialmente em contato com a natureza, manter o bem-estar no ambiente de trabalho e em casa, fazer suas consultas e exames rotineiros, cuidar da pele, da alimentação e da higiene bucal. Ao ser mãe, esposa, namorada, filha, não esquecer de si e do cuidado consigo, já que para quem a ama é muito importante que esteja e permaneça bem!

Dr. Fernando Luiz Motter é especialista em Oncologia Clínica.
Cancerologista Clínico no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz em Medianeira, Paraná.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *