O idoso é fonte de inspiração e sabedoria

O Dia dos Avós foi criado em Portugal, graças à campanha de Dona Aninhas, uma avó de quatro netas e dois netos. Na década de 1980, ela acreditava que ninguém dava o valor merecido aos avós e decidiu se tornar uma missionária da causa. Para isso, visitou vários países, entre eles o Brasil, e sempre defendeu que ocorresse a comemoração do Dia dos Avós.

A data escolhida, 26 de julho, tinha um forte motivo. É quando a Igreja Católica celebra São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus. As figuras de Santa Ana e São Joaquim dizem muito sobre o papel fundamental dos avós na estruturação de uma família, seja qual for o problema ou a felicidade que partilham. Além disso, a figura dos avós revela aos jovens seu próprio futuro, isto é, dá-lhes a imagem do que um dia serão. Isso pode fazê-los refletir sobre suas ações ao longo de suas vidas.

O idoso é fonte de inspiração e de sabedoria, e deve ser reconhecido como tal. O dia dedicado aos avós é uma oportunidade para reflexão sobre o futuro que nos aguarda e sobre os caminhos traçados.

Comemorar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, de trabalho, de honestidade, de fé, de firmeza, de amor e de reconhecer o valor da sabedoria adquirida no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Ser avó e avô é sentir felicidade. É resumir nos netos seu mundo. Assim são os avós do Colégio Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro-RJ. Eles não se cansam de dar um amor doce e profundo, de estarem presentes no dia a dia de nossos alunos e voltando a experimentar a infância por meio deles, distribuindo esperança e revivendo todo o seu passado.

Por isso o Colégio Imaculado Coração de Maria promove, com muito afeto, essa homenagem, e os alunos do integral, nas aulas de artesanato ou cozinha experimental, preparam a surpresa para essa figura tão amada no seio familiar.

A cada ano, nós nos reinventamos para homenageá-los: um porta-chá, um pacote de biscoitos amanteigados feitos pelos netos, um livrinho compilado com várias receitas sugeridas pelas vovós… Enfim, adoçar e fazer com que nossos alunos percebam o valor de terem seus avós caminhando a seu lado.

Desejamos a cada vovô e vovó o carinho de seus familiares e o amor espontâneo de seus netos, pois os avós são preciosidades. A eles nossos sinceros votos de felicidade.

Avós e netos: a alegria de compartilhar

Para ilustrar a relação de proximidade do Colégio Imaculado Coração de Maria, trazemos o vídeo da vovó Vilma Corrêa Zóchio, que partilha sua alegria de sentir-se parte da vida de seus netos e ser reconhecida pela escola.

Cláudia Corrêa Zóchio, coordenadora do Integral do Colégio Imaculado Coração de Maria, Rio de Janeiro-RJ.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *