O papel do nutricionista na sociedade

Em 31 de agosto de 1949, foi criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN). Essa data foi mantida como o Dia do Nutricionista, para homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas que se preocupam com a saúde, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos portadores de patologias e pacientes crônicos.

O nutricionista é o profissional habilitado para educar a população a assumir hábitos alimentares mais saudáveis, a fim de prevenir o surgimento de doenças crônicas decorrentes da má alimentação. Um profissional da nutrição é responsável por tornar seu organismo mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida, bem-estar e nortear sua alimentação.

O campo de atuação desse profissional no mercado de trabalho é vasto e se expande cada vez mais. Os cuidados com a nutrição são importantes em escolas, hospitais, casas de repouso, restaurantes, hotéis, clubes, spas e vários outros seguimentos. Não podemos deixar de destacar também os nutricionistas que estão atuando na linha de frente da covid-19, cuidando de pacientes internados em tratamentos intensivos, adequando sua alimentação para que não desenvolvam complicações resultantes da doença.

Durante o distanciamento social, um dos fatores mais importantes está relacionado à saúde mental. A ansiedade e a depressão são sentimentos bastante comuns que levam a pessoa a desenvolver doenças. O profissional nutricionista tem papel essencial para auxiliar também nesses casos, visto que muitas pessoas acabam compensando esses distúrbios na alimentação exagerada e desequilibrada.

O acompanhamento nutricional é fundamental para a saúde das gestantes e muito importante durante o período de gravidez. A alimentação correta no período da gestação previne doenças e ocorrências negativas relacionadas a uma má alimentação. O nutricionista também atua no ambiente escolar, cantinas e restaurantes, orientando a dieta das crianças e desempenhando um papel fundamental na educação alimentar. Em hospitais, os nutricionistas são necessários para o acompanhamento das dietas dos pacientes internados.

O envelhecimento e o estresse do dia a dia levam alguns adultos a desenvolverem doenças como a hipertensão, a diabetes, doenças cardiovasculares, cerebrais e renais. Essas doenças devem ser levadas muito a sério, pois estão relacionadas diretamente a uma má alimentação, podendo até mesmo serem fatais. Quem sofre com essas doenças precisa constantemente do acompanhamento nutricional.

Para os idosos, o acompanhamento alimentar é essencial para mantê-los longe do risco de desnutrição ou de outras doenças associadas ao consumo em excesso dos alimentos inadequados. Proporcionando, assim, maior qualidade de vida e longevidade.

Os hábitos alimentares adequados durante toda a vida e o controle de peso são essenciais para quem quer ter uma vida adulta saudável. Uma alimentação correta é fundamental para manter saudáveis o corpo e a mente. Dessa forma, o cuidado com a alimentação é imprescindível para um estilo de vida feliz e saudável para toda a sociedade.

Arlene Figueiredo de Aguiar
Nutricionista – CRN-3 16383

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *