Oração da Via-Sacra

A Via Sacra é uma prática espiritual que nos aproxima de Jesus em sua entrega pela salvação do mundo. Convidamos você a rezar conosco em solidariedade com toda a humanidade que sofre, pedindo pelo fim da pandemia provocada pelo coronavírus.

Oração da Via-Sacra

A Via Sacra é uma prática espiritual que nos aproxima de Jesus quando Ele mais amou, ou seja, na entrega de sua vida pela salvação do mundo. Convidamos você para rezar conosco a paixão de Jesus em solidariedade com toda a humanidade que sofre, pedindo pelo fim da pandemia provocada pelo coronavírus.

O coronavírus nos coloca diante de uma das cruzes que os seres humanos têm que enfrentar ao longo de nossas vidas: a cruz da doença. Uma cruz que pode perturbar todas as áreas da existência: pessoal, familiar, social e até mesmo mundial, como está acontecendo.

Rezemos, unidos (as) à cruz de Jesus, para que o Senhor nos ajude em meio a esta circunstância excepcional que requer a cooperação de todos para superá-la. Que encontremos luz e paz na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Do Evangelho segundo São Marcos (Mc 15, 12-15)

“Tomando novamente a palavra, Pilatos disse-lhes: “Então que quereis que faça daquele a quem chamais rei dos judeus?” Eles gritaram novamente: “Crucifica-o!” (…) Pilatos, desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado”.

Oração

Pedimos nesta estação por todas as pessoas. Somos frágeis. Estamos expostos a vírus, doenças, pecados, perigos… É a “condenação” de nossa limitação e fraqueza humana. Que possamos assumir essa condição de fragilidade que nos identifica: não somos deuses, somos de carne e osso, com tudo o que essa realidade implica.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São Marcos (Mc 15, 20)

“Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura e revestiram-no das suas vestes. Levaram-no, então, para o crucificarem”.

Oração

Pedimos por todas as autoridades políticas e sanitárias que têm a responsabilidade de gerenciar esta crise causada pelo coronavírus, buscando o bem comum da sociedade. Cabe a elas carregar nas costas a cruz do cuidado da saúde das pessoas. Que Deus ilumine e guie as autoridades na tomada de decisões.

Pai Nosso…

Do Livro do Profeta Isaías (Is 53,5)

“Foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das nossas iniquidades. O castigo que nos salva caiu sobre ele; fomos curados pelas suas chagas”.

Oração

Vamos pedir neste período de quarentena para não cairmos na tentação da frivolidade de não levar a sério as recomendações que nos fazem para evitar possíveis contágios, colocando em risco nossa saúde e a saúde dos outros.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 2, 34-35)

“Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: ‘Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão de revelar-se os pensamentos de muitos corações’.
Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.”

Oração

Peçamos a intercessão da Virgem Maria, e para que confiemos na missão de tantos profissionais que zelam “como mães” pela nossa saúde e pelo bem-estar de todos.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 23, 26)

“Quando o iam conduzindo, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus.”

Oração

Peçamos por todos os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares e funcionários dos hospitais que são os Cireneus que ajudam os enfermos a superar a doença. Que Deus os proteja, cuide e fortaleça nesta hora tão difícil.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 8, 1-3)

“Jesus ia de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Acompanhavam-no os Doze e algumas mulheres, que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador de Herodes; Susana e muitas outras, que os serviam com os seus bens.”

Oração

Peçamos pelas pessoas que, de maneira altruísta, ajudam, colaboram, se solidarizam, dedicando seu tempo e seus dons para aliviar tantas necessidades que surgem numa situação como esta. Que possamos aprender e estar sempre ao lado daqueles que sofrem, sem rotular ninguém.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São Mateus (Mt 26, 36-39)

“Jesus chegou a um lugar chamado Getsêmani para orar. E, levando consigo Pedro e os dois discípulos filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: “A minha alma está numa tristeza de morte; ficai aqui e vigiai comigo”.
E orava dizendo: “Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice. No entanto, não seja como Eu quero, mas como Tu queres”.

Oração

Peçamos para não cair no medo, na histeria, na desesperança… que não leva a nada. Que o Senhor nos dê serenidade para enfrentar esta situação de emergência em que estamos vivendo.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 23, 26-28)

“Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: ‘Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos’”.

Oração

Vamos pedir de maneira especial por tantos de nós que acreditamos e estamos rezando para que Deus afaste do mundo o mal do coronavírus. Que Deus escute e atenda às nossas orações.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São João ( Jo, 16, 28)

“Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai”.

Oração

Peçamos por todos aqueles que sofrem os efeitos colaterais desta crise. De modo especial pelos pequenos empresários que veem seus meios de subsistência em perigo e pelos trabalhadores que, em consequência, estão sem trabalho. Que tudo possa voltar logo à normalidade.

Pai Nosso…

Do Livro dos Salmos (Sl 22, 19)

“Repartem entre si as minhas vestes e sorteiam a minha túnica.”

Oração

Rezemos pelos cientistas que estão pesquisando por remédios eficazes na cura desse vírus, para que seus trabalhos possam em breve dar frutos.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São João (Cf. Jo, 19)

“Então entregou-o para ser crucificado (…). Pilatos redigiu um letreiro e mandou pô-lo sobre a cruz. Dizia: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”.

Oração

Pedimos por todos os que estão em quarentena, seja por ter contraído o vírus, ou por conviver com pessoas infectadas. Que o Senhor lhes dê paciência, e que este tempo ajude a refletir sobre a própria vida e a necessidade que temos de Deus.

Pai Nosso…

As Palavras de Jesus na Cruz

Jesus clamou com voz forte: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” (Mt 27, 46)
Depois, dirigindo-se à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” (Jo 19, 26)
E ao discípulo João: “Eis a tua mãe!” (Jo 19, 27)
Disse ainda: “Tenho sede”; (Jo 19, 28)
mais tarde: “Tudo está consumado”; (Jo 19, 30)
e por fim: “Pai, nas tuas mãos, entrego o meu espírito”. (Lc 23, 46)

Oração

Rezemos por todos os que morreram com o coronavírus, para que Deus os acolha no céu onde não há mais doença, nem luto e nem dor.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São Mateus (Mt 27, 54-56)

“O centurião e os que com ele guardavam Jesus, disseram: ‘Este era verdadeiramente o Filho de Deus!” Estavam ali, observando de longe, muitas mulheres. Entre elas, estavam Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”.

Pilatos redigiu um letreiro e mandou pô-lo sobre a cruz. Dizia: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”.

Oração

Peçamos por todos os familiares daqueles que sofreram ou estão sofrendo em consequência do coronavírus, para que o Senhor lhes acompanhe e fortaleça em meio à situação familiar que estão vivendo.

Pai Nosso…

Do Evangelho segundo São João (Jo 19, 38-40)

“Depois disto, José de Arimateia pediu a Pilatos que lhe deixasse levar o corpo de Jesus. E Pilatos permitiu-lho. Veio, pois, e retirou o corpo.
Nicodemos apareceu também trazendo uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés. Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus”.

Oração

Vamos pedir para que possamos aprender a assumir tantas realidades dolorosas que temos que enfrentar ao longo da vida, incluindo a que estamos vivendo agora do coronavírus, à luz da fé, na esperança de que tudo é transitório e que Deus tem sempre a última palavra.

Pai Nosso

Do Evangelho segundo São Lucas (Lc 24, 5-7)

“Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos disse, quando ainda estava na Galileia: O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia”.”

Oração final

Ó Deus, que sabes que não podemos subsistir por nossa fragilidade, assediados por tantos perigos, como agora sofremos com a pandemia do coronavírus. Conceda-nos a saúde da alma e do corpo, para superarmos com tua ajuda este perigo. Cura os doentes e dá-nos a paz. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *