Os caminhos de Deus são surpreendentes

Os caminhos de Deus nos surpreendem. Nosso pequeno Miguel, de 3 aninhos, está frequentando o Centro Educacional Infantil Madre Josefa, das irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS), em Canoas-RS. Para nós, irmãs da Divina Providência, é um fato de grande relevância, assim como para as SSpS. Tudo muito curioso quando lançamos o olhar para os fatos históricos e os trazemos para o presente. Bate, então, a curiosa sensação que suscita perguntas, mexe com a fé e nos conduz a uma certeza de que Deus nos surpreende constantemente, pois acreditamos que é Ele que conduz a história e faz história conosco. 

Vamos ao fato. Em 1878, com a perseguição do Kulturkampf, aproximadamente 9.000 religiosas e religiosos foram expulsos da Alemanha. Com as irmãs da Divina Providência, não foi diferente. Também foram para o exílio, na Holanda, onde, bem acolhidas, iniciaram um novo período de crescimento e expansão missionária. Em 1882, algumas das irmãs da Divina Providência trabalhavam na cozinha da Casa Missionária de Steyl, na Holanda. 

Nesse seminário, viviam, entre outros padres, o padre Arnaldo Janssen (fundador dos Missionários do Verbo Divino) que, com a colaboração de várias pessoas, aspirava a fundar uma congregação missionária. Esse fato chegou ao conhecimento do público e atraiu a atenção de algumas jovens mulheres interessadas em associar-se ao projeto missionário de longo alcance. Foi assim que Maria Helena Stollenwerk (Madre Maria), Hendrina Stenmanns (Madre Josefa) e outras jovens aspirantes foram acolhidas no seminário de Steyl. 

As irmãs da Divina Providência, naquele momento, receberam a incumbência de ajudar no processo formativo da nova congregação das irmãs missionárias servas do Espírito Santo. As irmãs da Divina Providência trabalhavam na cozinha e a essas jovens competia o trabalho na limpeza. O processo formativo se deu ao longo de sete anos, no citado seminário, conciliando sempre a limpeza e a formação para vida religiosa missionária. Trabalho árduo que exigia diariamente iniciar, ainda de madrugada, as atividades. Mulheres fortes, corajosas, sensíveis aos apelos de Deus, deixaram-se conduzir por caminhos tão adversos para os nossos dias.

O sonho foi se concretizando, e ambas as congregações foram se desenvolvendo na missão. Expandiram-se pelo mundo. De Steyl, Holanda, para o Brasil, Bairro Fátima, em Canoas-RS. Já completados 140 anos, a vida continua sendo marcada por estas duas congregações (Verbo Divino e Missionárias Servas do Espírito Santo) que não se cansam de testemunhar o amor de Deus Uno e Trino no serviço que vêm prestando. A missão de ambas as congregações deu muitos frutos, e elas continuam incansáveis e renovadamente no processo do seguimento fiel ao projeto do Reino de Deus. 

Hoje, no Bairro Fátima, podemos contar com a missão da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, que tem um centro educacional, cujo nome é Madre Josefa, e com uma comunidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que criou e mantém uma instituição: a Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania (Redipasc), entidade beneficente e de assistência social, cuja missão é promover o cuidado da vida, proteção social, o exercício da cidadania e a inclusão cidadã. Entre os trabalhos, presta o serviço de proteção especial em quatro casas lares. Cada uma tem capacidade de atender até dez crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que têm medidas de proteção concedidas pelo Juizado da Infância e Juventude, razão pela qual estão no acolhimento institucional. 

Coincidência ou caminhos de Deus, em 2021, o pequeno Miguel, de 3 anos, acolhido na Casa Lar administrada pelas irmãs da Divina Providência, foi recebido, em 2 de outubro, dia dos Santos Anjos, no Centro Educacional Madre Josefa, das irmãs missionárias servas do Espírito Santo. Para nós, irmãs responsáveis pela instituição, esse encontro não é uma simples coincidência, e sim o marco de uma história que merece ser lembrada e relida para compreendermos como são surpreendentes os caminhos percorridos ao longo desta abençoada trajetória, com a ação e a graça de Deus.

Irmã Lucila Mai, Divina Providência

Mestra em Psicopedagogia e membro da Equipe da Coordenação Provincial, atualmente Presidente da Rede Divina Providência de Ação Social de Cidadania (Redipasc–RS).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *