Páscoa: Muito mais que uma data, um marco!

Você já pensou sobre o sentido da Páscoa? Muita gente associa Páscoa apenas a coelhinho e ovos de chocolate e não conhece o grande milagre que está por trás dessa data.

O verdadeiro significado da Páscoa é a Ressurreição de Jesus, que foi crucificado por causa da maldade humana, mas Deus o chamou de volta a vida para que todos aqueles que creem nele pudessem também participar de sua vida.

Então a Páscoa, hoje em dia, é a grande festa cristã que representa a passagem da morte para a vida. Mas ela tem uma origem muito bonita na tradição judaica, que é o povo ao qual Jesus pertencia.

Vamos conhecer um pouco da história da Páscoa:

A princípio, a festa dá Páscoa (que em hebraico significa “passagem”) era uma festa antiga comemorada por pastores nômades, que marcava a passagem do inverno para a primavera. Nesta festa eram oferecidos as primícias da cevada e os primeiros animais de todo os rebanhos.

Depois de um tempo, a Páscoa recebeu um outro significado. Com a libertação do povo judeu do antigo Egito, a Páscoa começou a ser comemorada como fim da escravidão.

Mais tarde, Jesus Cristo morreu e ressuscitou durante o período da celebração da Páscoa. A partir de então, para os cristãos, a Páscoa ganhou um novo significado, como a festa da Ressurreição de Jesus, ou seja, a “passagem” da morte para a vida.

Leia toda a história nos evangelhos: Mt 28,1-8; Mc 16,1-8; Lc 24 e Jo 20.

 

O que significou a ressurreição de Jesus?

Quando Jesus ressuscitou, ele venceu a morte e mostrou que tem o poder sobre tudo o que fere e mata a vida. A partir da sua ressurreição temos o convite de Deus para participar da vida eterna, uma nova vida de amor com Deus.

E essa vida nova também pode representar muitas outras coisas, como novas escolhas, novas atitudes e até um novo olhar para si próprio. Se você acredita que há algo em sua vida que se encontra morto, como seus sonhos, seus projetos ou até seus relacionamentos, nem tudo está perdido! Jesus pode ressuscitá-los e tornar tudo novo outra vez.

Celebre esta data conosco, compartilhando com amigos, familiares e até estranhos, o sentimentos da renovação de nossas vidas e nossas escolhas.

Feliz Páscoa!