Porque o silêncio é tão importante no nosso mundo barulhento

Você acorda de manhã com o barulho do despertador, depois sai para o trabalho ou pra escola e ouve o som de carros, motos e buzinas, há pessoas em todos os lugares conversando alto. E no final do dia, quando você chega em casa, liga a TV para assistir seu programa favorito ou algum vídeo que te interessa no celular.

Essa rotina é familiar para você?

Passamos horas e horas do nosso dia em contato com pessoas e meios de comunicação e não paramos nenhum tempo para pensar sobre como esse excesso de barulho nos prejudica, não é mesmo? Por isso hoje, no dia do silêncio, quisemos falar sobre ele.

Na Bíblia, em Lucas (5:16), está escrito “Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.”. Jesus não fazia esse movimento à toa. É na paz do silêncio que aquietamos a nossa mente para encontrarmos a calma necessária para as grandes decisões.

Além disso, estar em silêncio, nem que sejam alguns minutinhos ao dia, pode trazer grandes benefícios. Confira alguns:

  1. Relaxa: Quanto mais sobrecarregado você estiver, menores as chances de ter um bom desempenho na sua rotina. É importante ter momentos para pensar em si mesmo, isto alivia qualquer tipo de tensão e ajuda a esquecer os problemas.
  2. Aumenta a produtividade: Enquanto permanece em silêncio, seu cérebro consegue processar as informações absorvidas ao longo do dia. Aproveite esses momentos para focar em memorizar tudo o que aprendeu, aumentando sua produtividade.
  3. Regenera as células cerebrais: O silêncio faz com que as células do cérebro sejam regeneradas. Dessa forma, o órgão consegue absorver mais facilmente qualquer tipo de informação que você receber ao longo das aulas e estudos.
  4. Ajuda a pensar melhor: O silêncio faz o com que a concentração seja mais profunda e por isso ajuda a raciocinar melhor na tomada de decisões.

Então, que tal começar hoje mesmo a silenciar sua mente? Depois nos diga como foi a experiência.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *