Quaresma: O jejum que fortalece a alma – e o corpo!

Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” Mateus 6:16-18.

A Quaresma é o período espiritual de preparação para a Páscoa, data da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela dura 40 dias e começa hoje, quarta feira de cinzas, e termina no sábado de Aleluia em 29/03.

Este é um período privilegiado que nos leva a penetrar fundo no sentido da nossa condição de filhos e filhas de Deus. Um tempo especial que nos recorda e convida a sermos misericordioso com o nosso próximo, enquanto cristãos, de sermos misericordiosos com o nosso próximo.

A caridade, a oração e o jejum são práticas que nos ajudam a viver bem e nos proporcionam bom relacionamento com os outros e com Deus.

Porém, você sabia que o jejum não é apenas uma prática que faz bem ao espírito, mas também ao corpo?

Seja inteligente: faça jejum

Yoshinori Ohsumi: ‘quem faz jejum vive por mais tempo”

O jejum, ao contrário do que acreditamos e até sentimos, faz bem. E isso não fomos nós que dissemos, mas o cientista Yoshinori Ohsumi, Nobel de Medicina de 2016, graças às suas descobertas sobre autofagia, um processo de reciclagem celular.

Então, mais motivad@ a jejuar? Não deixe de participar e nos contar como foi este período.A autofagia acontece quando nos privamos de alimentos. Não é dieta e nem regime, é um período curto sem comida. Esse período sem alimentação faz com que seu corpo ative mecanismos de autodefesa que fazem as próprias células ‘se comerem’. Esse processo promove uma autolimpeza, dando fim às células ruins e mal formadas de seu corpo, trazendo mais saúde e longevidade pra sua vida.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *