Não é novidade que o nosso mundo tem sérios problemas com poluição e degradação ambiental, mas também (e ainda bem!) não é novidade que se todos contribuíssem, poderíamos fazer mudanças significativas para reverter todos estes males. Só pra você ter uma noção, atualmente a degradação ambiental causa 12,6 milhões de mortes por ano e a poluição do ar é responsável pela morte de 6,5 milhões por ano (Dados da ONU Meio Ambiente). Terrível não?
E como essa semana teremos o Dia da Água e o Dia da Terra, não teria melhor momento pra falarmos sobre este tema, e até mais, a incentivarmos boas ações para salvar o nosso planeta.
Dispostas a contribuir para isto, nós adotamos algumas medidas em nosso convento, como reduzir a quantidade de lixo, separar e reciclar, fazer compostagem com o lixo orgânico e, assim, melhorar o plantio. Além disso, economizamos água e utilizamos energia solar.
A iniciativa já existia, mas foi reforçada na assembleia anual, onde todas nós assumimos o compromisso de cuidar da ‘Casa Comum’ (como é chamado o Planeta Terra pelo Papa Francisco), falamos disto neste post.
O que nós fizemos?
Cisterna: Para a economia de água, foi construída em nosso jardim uma cisterna. Ela capta água da chuva e a direciona para as atividades que não precisam de água potável, como a lavanderia e a irrigação da horta e do jardim.
Composteira: A compostagem é uma técnica que utiliza o lixo orgânico para produzir adubo natural, rico em nutrientes para as plantas, conforme explica Francisco Rodrigues de Oliveira, jardineiro do convento:
“Tem coisas em abundância na natureza que muitas vezes jogamos fora e são reutilizáveis. Aqui nós usamos as folhas secas das árvores, restos de alimentos e cascas de frutas e colocamos na nossa composteira. No final temos um adubo de qualidade que usamos para colocar nas nossas plantas”. – Explica Francisco, jardineiro do convento.
Pequenas atitudes a longo prazo, podem acarretar em grandes mudanças lá na frente. Esperamos que você também encontre formas criativas de colaborar com o meio ambiente. É possível fazer cisterna e compostagem caseiras, basta pesquisar um pouquinho, juntar uns baldes e reutilizar os recursos em sua casa.
Um boa dica é o canal Ecycle , que tem uma série de dicas sustentáveis para a casa e para vida. Dá uma olhadinha e depois vem contar pra gente qual você escolheu fazer. Vamos adorar saber!