Recordando a canonização de Santo Arnaldo Janssen: amor e gratidão

“As nações caminharão à tua luz” (Isaías 60,3)

Em 5 de outubro de 2003, São João Paulo II canonizou Arnaldo Janssen, nosso Fundador, a quem definiu como a imagem profética da Nova Jerusalém, que difunde a luz divina sobre todos os povos.¹ Vamos recordar o vigésimo aniversário de canonização e refletir alguns dos incontáveis aspectos do precioso legado de Santo Arnaldo Janssen que nos inspira a construir, com responsabilidade, criatividade e muito trabalho, o Reino no cotidiano da vida.

Vida e missão 

Nasceu na Alemanha, em uma numerosa família de cristãos fervorosos. Estudou Matemática, Ciências Naturais e Teologia e, aos 20 anos, já era professor. Quando entrou para o seminário, dedicou-se ao Apostolado da Oração e fundou a revista “O Pequeno Mensageiro do Sagrado Coração”.² Como diretor diocesano do Apostolado da Oração, visitava mais de 300 das 350 paróquias da Diocese de Münster. 

Por meio da revista, apresentava as intenções mensais do Apostolado e, sem dúvida, esse foi um dos grandes instrumentos para difundir sua espiritualidade. A publicação chegou a ter uma tiragem de, aproximadamente, 400 mil exemplares. Naquele tempo, viajava por toda a Alemanha, Áustria, Suíça, para tornar conhecida a revista.³ Nutria profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus como habitação da Santíssima Trindade, a devoção eucarística centrada na comunhão como fonte de graças especiais e a adoração ao Santíssimo Sacramento.⁴ Realizou seu exitoso apostolado junto aos pobres, migrantes, professores, crianças e clérigos. 

Gratidão a Deus pelos dons oferecidos à Igreja, desde o início do século passado até os dias de hoje, pelas congregações que ele fundou: Missionários do Verbo Divino, Missionárias Servas do Espírito Santo e Missionárias Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua. Também pelos leigos e leigas chamados a participar da missão desde a fundação. Mais de um século, e a Família Arnaldina segue aprofundando a espiritualidade na vida e missão com muitos rostos e um só coração. 

Como tenho me relacionado com diferentes pessoas, realidades e culturas? 

Aspectos centrais da espiritualidade 

A humanidade de Deus, o diálogo profético, a missão universal e a Trindade são centrais na espiritualidade de Santo Arnaldo. A consciência da humanidade de Deus: “O verbo se fez carne” (João 1,14) nos convida a uma profunda contemplação da vida humana. A missão do cristão é estar no mundo porque nossa casa é onde Deus nos coloca, conforme dizia Santo Arnaldo. Por isso, é importante a compreensão da interculturalidade para as três congregações da Família Arnaldina.

Outro aspecto central é o diálogo profético, o qual pressupõe que os que dialogam se escutem e se afetem mutuamente através do Verbo, da Palavra. A fonte espiritual é a Palavra de Deus encarnada e vivenciada na pessoa de Jesus. A missão de anunciar o Evangelho a todos os povos: a missão universal, a paixão pela missão global. Santo Arnaldo não se cansava de dizer que o anúncio da Palavra de Deus é a forma mais sublime de amor ao próximo. 

A vida comunitária, a Trindade, comunidade de amor. O sentido de pertencimento, de integração, de relacionamento com todos, de ser em comunidade também é marcante na espiritualidade Arnaldina.⁵

Como esses aspectos centrais da espiritualidade iluminam meu modo de ser, viver e conviver?

Recordando o vigésimo aniversário de canonização

São João Paulo II, na canonização, ilustrou bem a vida e o apostolado incansável de Santo Arnaldo Janssen: sua atividade sacerdotal foi cheia de zelo pela difusão da Palavra de Deus, utilizando os novos meios de comunicação de massa, especialmente a imprensa. Ele não desanimava diante dos obstáculos e gostava de repetir: “O anúncio da Boa-Nova é a primeira e principal expressão de amor ao próximo”. Assegurou-nos que Santo Arnaldo continua guiando e apoiando, do Céu, sua família religiosa. 

O amor de Cristo nos impele a proclamar a Boa-Nova a todos os povos, “a possibilidade de prosseguir o caminho com coragem e vigilância para ousar escolhas que honrem o caráter profético da nossa identidade”,⁶ ao modo de Santo Arnaldo. 

As pessoas têm “lido” o Evangelho por meio de minha vida?

Seguir os passos de Santo Arnaldo

Vivemos tempos de profundas e estruturais mudanças; a sociedade visivelmente adoecida. Precisamos seguir os passos de Santo Arnaldo e deixarmo-nos guiar pela Luz que é Cristo, pelo dinamismo do Espírito Santo e de mãos dadas com Maria. 

Tenhamos coragem para imitar o exemplo de santidade percorrido por nosso Fundador, que exige ousadia, criatividade, fidelidade ao Projeto de Deus, vida de oração, serviço e docilidade ao Espírito Santo. Corações ardentes, pés a caminho (cf. Lucas 24,32-33), pois tudo é possível na força e na graça do Espírito Santo, como dizia, de forma incansável, Santo Arnaldo. 

Para concluir, rezemos: “Deus, verdade eterna, cremos em vós. Deus, nossa força e salvação, esperamos em vós. Deus, bondade infinita, nós vos amamos de todo o coração. Enviastes o Verbo como Salvador do mundo. Que nele sejamos todos um. Infundi-nos o Espírito do Filho, a fim de glorificarmos o vosso nome. Amém” (Oração do Quarto de Hora, composta por Santo Arnaldo).

Notas

¹ Canonização de Daniel Comboni, Arnaldo Janssen e José Freinademetz. Homilia do Papa João Paulo II. Domingo, 5 de outubro de 2003. Disponível em https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2003/documents/hf_jp-ii_hom_20031005_canonizations.html. Acesso em: 6 out. 2023. 

² Arquidiocese de São Paulo – Santo do Dia. Disponível em https://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/santo-arnaldo-janssen. Acesso em: 5 out. 2023.

³ Santo Arnaldo Janssen: um apóstolo para o nosso tempo. Disponível em https://verbodivinoangola.blogspot.com/2013/10/santo-arnaldo-janssen-um-apostolo-para.html. Acesso em: 6 out. 2023.

⁴ REHBEIN, Franziska C. Fascinado pelo Mistério: Arnaldo Janssen, homem de oração. Publicado pelo Centro de Espiritualidade Arnaldo Janssen (CEAJ). São Paulo: Salesiana, 2004.

⁵ Pe. Tony Bon Pates, SVD. Encontro dos Discípulos Missionários em Barbacena, 18 a 20 de novembro de 2016.

Perscrutai: aos consagrados e às consagradas a caminho dos sinais de Deus. Disponível em https://anodavidaconsagrada.blogspot.com/p/documentos.html. Acesso em: 5 out. 2023.

Maria Cristina Maia

Membro da Equipe de Espiritualidade SSpS – Província Brasil Norte.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *