Rede de Educação SSpS presente em congressos da ANEC e do Sinepe/RS

A educação é um dos campos de atuação das irmãs missionárias servas do Espírito Santo (SSpS). Por isso, a presença de dirigentes e de representantes da Rede de Educação SSpS em eventos da área sinaliza o interesse genuíno em acompanhar os mais variados debates e reflexões relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Recentemente, dois eventos educacionais serviram como ponto de encontro para conhecer novas práticas pedagógicas e para partilhar experiências: o 17º Congresso do Ensino Privado, promovido pelo Sinepe/RS (Sindicato do Ensino Privado do Estado do Rio Grande do Sul), e o VI Congresso Nacional de Educação Católica, realizado pela ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil).

Tendências para incrementar o trabalho

Entre os dias 19 e 21 de julho, o 17º Congresso do Ensino Privado proporcionou aos participantes o contato com as principais tendências da educação. O Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre-RS, recebeu cerca de 1.500 educadores e gestores provenientes de 74 Municípios e 194 instituições, incluindo lideranças e especialistas de outros oito Estados. Da rede de Educação SSpS estavam representados os colégios Espírito Santo (Canoas-RS) e Sant’Ana (Ponta Grossa-PR).

Ao longo dos três dias, os especialistas falaram sobre funcionamento cognitivo, experiências memoráveis, didática assimétrica, relações socioemocionais, cultura do pensamento e os frutos do processo pedagógico. Ideias que vão se multiplicar e incrementar o trabalho nas instituições de ensino por, no mínimo, mais dois anos, quando um novo encontro deve ser promovido. “O que me impressionou foi ouvir diversos professores dizendo que precisam estudar esses assuntos, porque somente após o estudo e o domínio deles é que poderão fazer um trabalho melhor”, observou o presidente do Sinepe/RS, Oswaldo Dalpiaz.

Fazendo valer o tema “Essência e Saberes da Educação”, os participantes ganharam como brinde um aromatizante composto por óleo de bambu e produzido pela equipe do sindicato.

Experiências transformadoras que tecem o futuro

Mais de 2 mil educadores de todo o Brasil estiveram reunidos no Centro de Convenções de Salvador-BA, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, para o VI Congresso Nacional de Educação Católica. Ao todo, foram 40 palestras, com 10 conferências e mesas-redondas, 13 salas temáticas e 23 eventos paralelos na ExpoANEC, tendo como tema central “Transformar o presente, tecer o futuro: pactos e compromissos”. Pela Rede de Educação SSpS, participaram representantes dos colégios das duas províncias (Brasil Norte e Brasil Sul).

O evento promoveu a partilha de vários temas comuns a todos os congressistas. A primeira conferência foi sobre a “Educação planetária para a construção da pedagogia da paz”.

“Foram muitas as contribuições dos palestrantes do congresso e, em quase todas as falas, estavam presentes os apelos do Papa Francisco. Nessa perspectiva, fomos instigados a tecer futuro, com as mãos e com o coração, como tecelões da sensibilidade, da dedicação e do amor para educar nossas crianças, adolescentes e jovens, para o desejo de serem protagonistas em seu meio, em sua realidade”, comenta a irmã Eva de Lourdes Bueno, do Colégio Espírito Santo (Canoas-RS).

Irmã Eva também pôde partilhar seu testemunho inspirador sobre a Plataforma de Ação Laudato si’ no “Espaço Aquário”, local criado como ponto de encontro para troca de ideias, experiências e projetos. Ela ressaltou que a plataforma tem desafiado as comunidades religiosas a repensarem suas formas de pensar e agir: “Com uma abordagem focada na espiritualidade, a Plataforma de Ação Laudato si’ incentiva a incorporação de valores como amorosidade, compaixão e cuidado em relação à casa comum”. Com apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a plataforma proporciona o compartilhamento e dá destaque a projetos de sustentabilidade desenvolvidos em diferentes regiões do País, promovendo a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis.

Em uma das salas temáticas, espaços com reflexões sobre temas específicos e em grupos menores, o cuidado com a casa comum também foi o foco da abordagem de Aleluia Heringer e Virginia Abouid em “Ecologia integral na prática: uma metodologia para implantação de ecopedagogia”. Elas explanaram sobre o uso consciente de papel, plástico, água, energia e alimentação. “Enfim nos fizeram refletir como muitas vezes falamos, mas nossa prática, na maioria das vezes, está longe da teoria”, ponderou Maria Aparecida Ribeira, participante da Rede de Educação SSpS Brasil Norte.

Consenso entre as religiosas SSpS que participaram do congresso, a apresentação da vida e da obra de Santa Dulce dos Pobres (Irmã Dulce) foi a atividade mais emocionante de toda a programação. “Esse momento foi muito forte, pois foi a sobrinha da Irmã Dulce quem partilhou sua experiência. Ela mostrou todas as obras sociais fundadas para os mais pobres e vulneráveis, a maioria na área da educação”, disse Maria Aparecida. Ela destacou ainda a presença de três pessoas criadas nos orfanatos fundados por Irmã Dulce e que hoje trabalham nessas obras sociais: “Esses ‘filhos’ da Irmã Dulce deram seu testemunho da alegria e gratidão por serem quem são hoje graças a tudo o que receberam no tempo em que estiveram no orfanato”.

A possibilidade de saber mais sobre a caminhada da educação no presente, abrangendo diferentes setores do processo educativo, para projetar o futuro alargou horizontes e contribuiu para fomentar o trabalho em rede. “Tive oportunidade de aprender e reaprender tantas coisas, renovar e recriar, projetar e buscar novas alternativas, procurando deixar nosso mundo melhor, mais humano e humanizador. Oportunidade de reavivar o sonho de relações interpessoais humanizadoras, da concretização da Laudato si’, das práticas restaurativas como ferramentas da prevenção dos conflitos e da cultura da paz. Perceber, uma vez mais, na Era Digital em que vivemos, a importância de uma ecologia integral, do desenvolvimento de competências socioemocionais e da educação psicossocial para uma formação integral, de uma gestão empreendedora e a liderança como a arte de cuidar uns dos outros”, resume irmã Ilca Maria Hendges sobre o que vivenciou ao longo dos três dias do congresso.

Para saber mais:
https://sinepe-rs.org.br/noticias/educadores-voltam-do-17o-congresso-do-ensino-privado-satisfeitos-e-com-dever-de-casa

https://anec.org.br/noticias/salvador-recebeu-o-vi-congresso-nacional-de-educacao-catolica-com-mais-de-2-mil-pessoas/

https://crbnacional.org.br/a-plataforma-de-acao-laudato-si-promove-sustentabilidade-durante-o-vi-congresso-de-educacao-catolica/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *