Regras de etiqueta: 8 coisas que não se deve fazer durante a missa

Durante a celebração da Eucaristia, existem algumas regrinhas básicas de etiqueta que todo bom católico deve saber respeitar. Será que você está atento a elas?

Confira as 8 regras de etiqueta para a missa que preparamos para você. São regras, mas também conselhos práticos que servem para aproveitar a celebração e participar, ativa e reverentemente, da Eucaristia.

1 – Seja pontual: Já ouviu falar emPegar o bonde andando”? É tipo isto. Você chega correndo, senta no lugar que sobrou, chama atenção pra você e muitas vezes você nem sabe que lugar está quando conseguiu se sentar. Por este motivo, vale a pena sair alguns minutos mais cedo de casa para celebrar a missa com mais tranquilidade e, de quebra, prestar atenção em tudo.

 

2 – Mantenha-se em silêncio: É muito tentador sentar do lado da sua amiga ou amigo que você não vê a semana inteira para tirar aquele atraso no tricô. Saiba que isto é bem errado! O importante na hora da celebração é estar em sintonia com Deus e também deixar que os outros prestem atenção sem ser incomodados. Você terá muito tempo após a missa pra colocar o papo em dia.

 

3 – Guarde o celular: Esse mundo tecnológico tem tanta informação interessante que dá vontade de se jogar e não voltar Porém, ainda que seja bom ver a postagem do seu artista favorito no Instagram, melhor ainda será receber a benção de Deus, não é mesmo? Não foi para isso que você foi à missa? Guarde o celular e mantenha-o desligado ou em ‘modo avião’ durante toda celebração, de preferência. Além de ficar silencioso, isso também economiza bateria, sabia? Fica a dica.

 

4 – Não durma: Nossa Senhora, de onde que vem esse cansaço todo? Parece que o sono da semana inteira vem todo na hora da homilia! Mas você é forte e sabemos que vai conseguir resistir àquele cochilo, não é mesmo? Para não ter sono durante o sermão durma mais cedo na noite anterior. Pela manhã estará com suas forças renovadas!

 

5 – Não fique circulando: Nós sabemos que sua mãe fala toda hora que você é lindo, mas não é por isso que você deve confundir o corredor da igreja com a passarela do Fashion Week. Chegue uns minutos antes da missa e aproveite para ir ao banheiro e tomar uma água.

 

 

6 – Vista-se com modéstia: Vista-se adequadamente para ir à missa. Você não precisa necessariamente estar em trajes sociais, mas é importante que você mantenha o decoro para frequentar a missa. Nada de saias curtas, decotes, roupas muito justas ou camisetas regatas. A casa de Deus é um templo que merece extremo respeito.

 

7 – Concentre-se: Como tantas coisas interessantes (ou não) aparecem em nossa mente quando precisamos nos concentrar?! Mas garantimos que é só fazer um esforcinho que a homilia da missa, além de estar interessante, será muito útil para sua vida.

 

 

8 – Fique até o final da missa: Devemos permanecer na Missa até a bênção final e, durante a saída, permanecer em silêncio para não incomodar as outras pessoas que desejam permanecer no templo rezando.

 

 

Agora sim você pode curtir a missa de modo pleno e proveitoso. Já cometeu algum erro desses? Tem outros erros? Deixe para nós nos comentários.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *