Saiba mais sobre a Dimensão Missionária da Rede de Educação SSpS

Nós acreditamos que o nosso carisma missionário e espiritualidade devem perpassar tudo o que realizamos em nossas escolas. Atualmente, nossa Rede de Educação SSpS abrange quatro escolas e duas creches distribuídas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  E para que esse ideal de fato aconteça, foi criada a Dimensão Missionária nas Escolas.

Sob coordenação do professor Agostinho Travençolo Júnior, apoiado pela Ir. Heloíse Matos (SSpS), a Dimensão Missionária da Rede de Educação dinamiza o trabalho missionário em suas dimensões Teológico-Espiritual e Humano-social. Assim, cada escola, com seu coordenador local auxiliado por uma equipe especializada e em sintonia com o coordenador da Rede, busca envolver a comunidade educativa para concretizar “uma escola em pastoral onde educa evangelizando e evangeliza educando”.

Confira aqui algumas das atividades deste trabalho que envolve alunos, educadores e pais:

A Catequese para os Sacramentos da Iniciação Cristã

A catequese das nossas escolas tem como proposta educar na fé, à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja, tendo como centro a Pessoa de Jesus de Nazaré, possibilitando a vivência da comunhão consigo, com Deus e com o próximo. Os Colégios oferecem a catequese de preparação para a Eucaristia e para a Crisma.

Grupo de Pastorais e Infância Missionária

Promove momentos de espiritualidade, de formação humana e cristã e de socialização. Aqui ressaltamos a importância da continuidade da vivência em grupo para aprofundar a educação da fé recebida na catequese de preparação da Eucaristia e da Crisma.

Celebrações

As celebrações, nas comunidades educativas, proporcionam momentos de oração e de agradecimento a Deus tendo Jesus Cristo como centro da ação e da vida das escolas. Dessa forma, buscamos fortalecer a espiritualidade e a vivência comunitária nas escolas.

Ensino Religioso

O Ensino Religioso tem por objetivo oferecer aos alunos conteúdos que fundamentam a perspectiva religiosa do ser humano, despertando para o desenvolvimento da espiritualidade e para um maior compromisso com a construção de um mundo melhor.

Formação de Educadores e Pais

Os Colégios oferecem às famílias espaços de reflexão sobre os princípios da fé e da vivência cristã para uma maior parceria na educação das crianças e dos jovens.

 ENFOCO

É o “Encontro de Formação e Convivência” dos alunos, realizado por turma, com o objetivo de favorecer a partilha de experiências, a reflexão dos valores essenciais à vida humana e o cultivo da dimensão espiritual presente em cada pessoa. Esse encontro, por meio de dinâmicas, possibilita a vivência de atitudes capazes de favorecer ações colaborativas, de respeito às diferenças para uma melhor convivência.

 Ação Solidária

As ações solidárias proporcionadas pelos Colégios buscam estimular, favorecer e permitir um olhar de compaixão para com o próximo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e o engajamento solidário dos alunos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Voluntariado

O trabalho voluntário tem o propósito de despertar nos alunos um novo olhar da realidade e desenvolver uma consciência humanitária que gera um compromisso sistemático com as intuições que necessitam de ações solidárias. Essas experiências concretas contribuem para a formação do ser humano. Variados Projetos sociais são desenvolvidos nos Colégios, considerando a faixa etária dos alunos.

Fonte: ‘A Serviço da Vida em Missão’ – SSpS

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *