Saiba porque a Mata Atlântica é mais importante do que você imagina

Continuando nossa série sobre os biomas brasileiros (se você não viu o último clique aqui ), vamos a um dos biomas mais conhecidos: A Mata Atlântica.

Com a maior biodiversidade de árvores do mundo inteiro, ocupa atualmente 7% do território brasileiro. Tão interessante como apaixonante. O próprio Pedro Álvarez Cabral, quando pisou nela pensou em estar numa espécie de paraíso. Olha que privilégio nós temos?!

A Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas como as restingas, manguezais e campos de altitude, aproximadamente 1.300.000 km² em 17 estados do território brasileiro. Hoje os remanescentes de vegetação nativa estão reduzidos a cerca de 22% de sua cobertura original. Apenas cerca de 8,5% estão bem conservados em fragmentos acima de 100 hectares. Mesmo reduzida e muito fragmentada, estima-se que na Mata Atlântica existam cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies únicas e ameaçadas de extinção.

Essa riqueza é maior que a de alguns continentes (17.000 espécies na América do Norte e 12.500 na Europa) e por isso a região da Mata Atlântica é a que tem prioridade para a conservação da biodiversidade mundial, aprovado pelo instrumento Lei 11.428, de 2006 e o Decreto 6.660/2008. A fauna da Mata Atlântica abriga cerca de 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e 350 espécies de peixes.

Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio e de indígenas como Potiguaras, Guaranis e Tupiniquins que habitam suas matas. Nela são gerados aproximadamente 70% do PIB brasileiro, prestando importantíssimos serviços ambientais. A Mata Atlântica regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo controla o equilíbrio climático e protege escarpas e encostas das serras, além de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso.

Para saber mais assista ao documentário Mata Atlântica e os Ciclos da Vida

Fonte: http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *