Precisamos saber o que significa as palavras “vocação” e “missão”. Vocação vem do latim “vocare”, que significa chamar; e missão é o mesmo que enviar. Assim, toda pessoa tem uma vocação, a vocação para a vida, e a consequência disso é a missão.
A Pastoral da Animação Vocacional (PAV) ou Serviço de Animação Vocacional (SAV) tem o objetivo de despertar, animar e acompanhar jovens que estão em processo de descoberta da própria vocação.
O SAV é o serviço organizado da Igreja. Promove e anima a dimensão vocacional e ministerial nas comunidades eclesiais. É um trabalho pastoral da Igreja, que visa a despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, permitindo-lhes discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, para cultivar as sementes de vocação e viver o processo vocacional consciente e livre.
É necessário entender vocação no sentido amplo, considerando as diferentes opções de vida, como ser pai, mãe, leigo consagrado, leiga consagrada, padre, diácono, religiosa ou religioso. Assim, o SAV se desdobra em ações de fortalecimento de uma cultura vocacional, orientando vocacionados e vocacionadas que escolhem dar início à caminhada de um seguimento mais profundo de Jesus Cristo.
Descobrir a própria vocação é importante para encontrar o sentido da vida e corresponder, com alegria, ao chamado de Deus. Esse caminho de discernimento vocacional é uma estrada pessoal e se constrói com muitos acompanhantes, sejam eles orientadores espirituais, amigos, confessores; mas é uma experiência particular, vivida na intimidade do ser. O Papa Francisco nos lembra de que nós não estamos neste mundo por acaso, nossa vida é fruto de uma vocação divina.
Diariamente, portanto, o Senhor continua a nos chamar para segui-lo. Depende de cada um de nós ouvir e atender ao convite de Deus. Tenhamos coragem de nos questionar para descobrir qual é nossa vocação e nossa missão. Não nos esqueçamos de que a oração e o testemunho de vida são muito importantes, porque somos espelho para os jovens de hoje.
Neste mês vocacional, assumamos o lema de 2024, “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (cf. Mt 9,38). Rezemos pela primeira e mais importante de todas as vocações: a vocação à vida cristã, à santidade, pois somos chamados a ser santos e, fora desse caminho, não temos como viver bem nossa vocação pessoal.
Irmã Yohana Teme, SSpS
Missionária Serva do Espírito Santo, Animadora do Serviço de Animação Vocacional/ SAV